Categorias
instant articles Uncategorized

Começa o trabalho da nova gestão da Cbsurf

Teco Padaratz participou da primeira entrevista como presidente da Confederação Brasileira de Surf e foi recebido em Brasília pelo Presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro,participa da solenidade de assinatura do projeto de lei que institui o Plano Nacional do Desporto (PND), no Palácio do Planalto e recebe do presidente eleito da CBSurf Teco padartaz uma prancha. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O dia já começou com o novo presidente da Confederação Brasileira de Surf já trabalhando e nivelando por cima suas ações. O catarinense Teco Padaratz participou de solenidade na capital do Brasil onde presenteou o presidente Jair Bolsonaro com uma prancha e participará de uma agenda onde começa a negociar novos rumos para o surfe brasileiro.

Ontem, 22/02, a chapa Nação Surfa Brasil após ter sido eleita em um dia histórico para nosso esporte onde uma força tarefa de ídolos do surfe do porte de Ricardo Bocão, Joló de Olivença, Paulo Moura, Carlos Burle, Brigite Mayer, Picuruta Salazar, Raoni Monteiro, entre vários outros, se uniram e levaram Teco a presidente da entidade prometendo transparência e uma gestão focada na evolução dos atletas e profissionalização do surfe brasileiro.

Primeira entrevista como diretoria eleita da chapa Nação Surfa Brasil. Foto: Alexandre Gondim/@blogdosurfe

Na “live” mediada por George Mancuso e Marcos Chagas da Visionsurf teve o caráter de pronunciamento dos vencedores da eleição já que foi a primeira vez que eles vieram a público falar sobre o resultado da eleição que foi vencida por 14 votos favoráveis e uma abstenção mostrando que as Federações brasileiras e a Comissão de Atletas, que teve direito a voto, estavam fartos da atual gestão que vinha passando por um desgaste causado por inúmeros questionamentos sobre a honestidade de seus atos.

“A justiça moral foi feita aos atletas e federações, eles estão de parabéns. Ficamos muito emocionados, foi uma choradeira geral” conta Teco Padaratz que participou da eleição de forma remota junto com o vice-presidente eleito, o pernambucano, Paulo Moura. “Saiu um peso das nossas costas. A virada começou quando eu e Jójó de Olivença nos falamos e entendemos que mesmo em chapas diferentes estávamos lutando pelos mesmos motivos. As diferenças que tínhamos nos complementavam. Eu quero agradecer e parabenizar Jojó pelo carinho e entendimento que mostrou muita maturidade. Quero enaltecer a coragem de todos e especialmente um agradecimento especial a Geraldo Cavalcante que foi o cara que fez tudo isso acontecer, que fez todo esse movimento junto com Guilherme Pollastri. Por isso que digo; somos um só e por isso somos mais fortes”. Completou o emocionado presidente eleito.

Teco Padartz terá muito trabalho para organizar o surfe nacional. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Participaram da transmissão pelo youtube Além de Geovane, Marcos e Teco, Paulo Moura, Jojó Olivença e Brigite Mayer. Jojó e Brigite farão parte da diretoria do Cbsurf em duas novas pastas. Brigite será a vice-presidente dividindo o cargo com Paulo Moura, só que ela estará debruçada sobre a categoria feminina e Jojó ocupará a pasta sobre responsabilidade socioambiental.

Sobre sua nova responsabilidade o baiano Jojó disse: “Eu não esperava passar tato sofrimento nesse processo todo. Foi um clamor para nós nos unirmos e conquistamos uma vitória para o surfe brasileiro depois de tanto tempo de uma engrenagem que a mais de 10 anos tinha parado de funcionar. Estávamos vendo muitos sonhos sendo frustrados.”

A ideia é começar rapidamente a fazer competições, mas para isso é necessário o desbloqueio das contas do CBSurf que estão bloqueadas porque a antiga gestão não prestou contas do seu gasto no ano de 2021. Segundo Teco existem outras receitas que poderão entrar. Uma delas é referente a conquista da medalha de ouro de Ítalo Ferreira nas Olimpíadas do Japão e informa que a primeira receita que estiver disponível será para subsidiar o primeiro campeonato colocando a data de 30 de março para já ter uma definição sobre isso.

É interesse da nova gestão ter uma assessoria de comunicação forte para ter total transparência em suas ações entregando uma boa informação para minimizar as críticas, já que trabalharemos para gerar benefícios aos atletas, modernizando o estatuto inclusive no que diz respeito a impedir a perpetuação de um presidente e ao fortalecimento das Federações.

“No surfe feminino queremos fortalecer os festivais com várias categorias, quanto mais intercâmbio acontecer melhor. A ideia é o desenvolvimento da categoria. Temos que trabalhar a curto, médio e longo prazo, dando estrutura nacional para atingirem o nível internacional trabalhando a base.” Explicou Brigite Mayer.

O próximo passo é instalar uma auditória para que a nova diretoria comece a trabalhar sem percalços para que novos projetos sejam implantados como a Caravana do Surfe que será uma frente de trabalho em vários segmentos que trabalham com o surfe visando a profissionalização do esporte.

Paulo Moura. Foto: Alexandre Gondim/@blogdosurfe

“Foi um dia muito especial para o surfe brasileiro, estou muito feliz em participar do futuro do nosso esporte junto com Teco a frente de uma gestão inteligente, com todo respeito de um ídolo do esporte. Meu trabalho vai ser dedicado ao atleta buscando de volta a dignidade do surfista profissional brasileiro que tem andado em baixa, com poucos patrocínios e eventos. Acho importante que os atletas estejam no comando das ações da confederação. O surfe brasileiro vai trilhar um caminho de sucesso fazendo jus ao que já vem acontecendo internacionalmente no mundial e nas Olimpíadas. Vamos cuidar da categoria de base. Estou honrado de estar ao lado de grandes nomes e tenho um agradecimento especial a Geraldo Cavalcante que foi a pessoa que eu mais vi se dedicar com um amor especial ao surfe, foi dele que veio o convite para eu participar dessa chapa e que me deu uma chance de somar e ajudar o esporte que amo.” Falou o grato Paulo Moura.

O jornalista Alexandre Gondim foi ouvir o que achavam os atletas com a mudança na liderança da Cbsurf. Falou com os surfistas profissionais Alan Donato, que é o Presidente da Comissão dos Atletas que através de consenso tiveram direito a voto na eleição, e com Luel Felipe. Eles disseram:

Alan Donato, presidente da Comissão de Atletas da CBSurf. Foto: Alexandre Gondim/ @blogdosurfe

“Ontem foi um marco no surfe brasileiro, pela primeira vez temos uma comissão de atletas reconhecida e independente com direito a voto e defendendo os interesses da classe, Eu como presidente da comissão fiz uma eleição com todo o grupo e por unanimidade foi escolhido nosso voto para a chapa Nação Surfa Brasil que foi eleita. Estamos depositando muita esperança em um circuito brasileiro profissional e de categorias de bases para todas as modalidades. Na comissão temos representantes de todas as modalidades e estamos representando a vontade dos surfistas. Queremos que o surfe brasileiro chegue a um patamar que nunca chegou e a essência dos surfistas que estão a frente dessa nova diretoria vai influenciar positivamente essa gestão” Disse Alan Donato.

Luel Felipe, surfista profissional. Foto: Alexandre Gondim/@blogdosurfe

Já Luel Felipe falou: “Estou muito feliz juto com todos os surfistas que estavam desejando uma renovação, estamos confiantes e com muita esperança que o surfe vai mudar. Hoje o surfe do Brasil internacionalmente está em alta mais aqui dentro do país em baixa onde muitos atletas não têm patrocínio e tem de trabalhar em outras atividades para se manter. A nossa e a próxima geração vão colher bons frutos do que está vindo por ai, com um circuito brasileiro forte, que pague bem, com visibilidade, patrocínios e atletas se projetando até o WCT. Agora tem tudo para dar certo.”

No fim da entrevista Teco e Jojó deixaram uma mensagem: Contamos com vocês, confie em nós. Com um grande poder virão grandes responsabilidades.

Falando pelo Blog do Surfe: EU ACREDITO! E torço muito pelo sucesso do surfe brasileiro. Boa sorte e que venha um “swell com boas ondas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *