Fininho, como José Francisco é chamado pelos amigos, vence todas as dificuldades que a vida lhe impôs e depois de fugir de casa aos sete anos e morar na rua conquistou vitórias como profissional, fez os recordes do último evento do Circuito Profissional da FECASURF em Santa Catarina no Floripa Pro Matadeiro, na final contra Leo Casal e Tainá Hinckel festejou sua quarta vitória das cinco etapas
Mês: dezembro 2022
Marcos Correa, Michael Rodrigues e Messias Félix assumem o favoritismo na corrida pelo título brasileiro de 2022 na praia da Taíba, Ceará, onde acontece o Maresia CBSurf Pro Taíba com os surfistas que lideravam o ranking Samuel Igo e Krystian Kymerson perdendo suas baterias na quarta fase. As mulheres da categoria feminina entraram no mar comandadas pela Ariane Gomes, que já havia vencido a Expression Session, vencendo sua bateria de estreia.
Pernambucano Luel Felipe, dono do maior somatório da segunda fase, os potiguares Matheus Sena e Junior Rocha, o paraibano Elivelton Santos junto aos paulistas Marcos Correa, Alex Ribeiro e Daniel Adisaka foram os destaques do terceiro dia do Maresia CBSurf Pro Taíba, 6ª e última etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional da 1ª Divisão, que acontece na praia da Taiba, no Ceará.
profissional, o Maresia Cbsurf Pro Taíba que apontará os campeões da temporada 2022 da primeira divisão.
Cauã Costa do Rio de Janeiro e Monik Santos de Pernambuco conquistam os títulos do Circuito brasileiro da divisão de acesso. Tainá Hinckel de Santa Catarina e Renan Peres de São Paulo foram os campeões da última etapa no Ceará.
O cearense Michael Rodrigues e o saquaremense João Chianca vão reforçar a seleção brasileira no World Surf League Championship Tour 2023. Suas vagas foram confirmadas no último dia (2/12) no Haleiwa Challenger no Havaí.
Os campeões da etapa final do Challenger Series 2022 foram: o havaiano John John Florence, que conquistou o bicampeonato e a australiana Sophie McCulloch.