Este sábado, 16/12, foi o dia mais importante de todo circuito de acesso à elite profissional, a Taça Brasil 2023. Silvana Lima (CE) e Ryan Kainalo (SP) levaram os títulos do Pena Paracuru Surf Festival 2023, quinta e última etapa da Taça Brasil, circuito de acesso ao Dream Tour, a elite dos profissionais brasileiros, que teve a sua edição 2023 vencida pelo catarinense Lucas Vicente e Julia Duarte do Rio de Janeiro. O paulista Ryan Kainalo comemoru quatro pódios só esse mês. A premiação dessa etapa foi de R$ 200 mil distribuídos igual e proporcionalmente entre homens e mulheres e esta confirmada a edição 2024.
Mês: dezembro 2023
Depois de passar por Xangri-lá, Garopaba, Florianópolis, Maceió, Salvador e finalizar com a vitória de Luel Felipe e Juliana Santos no Rio de janeiro. A CBSurf coroa Tainá Hinkel e Wesley Dantas como campeões brasileiros profissionais de 2023
Além do título nacional, o paulista Weslley Dantas fez o primeiro e único 10 do Campeonato. Na bateria seguinte o pernambucano Luel Felipe eliminou o cmpeão brasileiro da 6ª etapa do Shell Dream Tour Rio. Entre as mulheres o destaque foi a paraibana Diana Cristina que também eliminou a já campeã brasileira Tainá Hinckel
Do flat ao storm, última etapa do brasileiro profissional, Shell Dream Tour Rio definiu as oitavas de final no quinto dia de disputas na Barra da Tijuca. Messias Felix pegou a bomba do dia com cerca de 12 pés. Líder do ranking, Weslley Dantas, fez a maior nota do evento, 9.43 e tentando se manter aparte das disputas jurídicas que permitiram sua participação no evento, segue com uma mão ma taça de campeão brasileiro 2023 rumo ao título seguido de perto por Peterson Crisanto que também está classificado para as oitavas de final.
Saíram de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, com o título de campeão brasileiro 2023 da CBSurf na categoria Master: Pericles Dimitri(PR), Gran Master: Flávio Morais(RJ), Kahuna: Junior Rocha(RN), Gran Kahuna: Roni Ronaldo(SC), Legends: Sérgio Noronha(RJ), SUP Surf Masculino Pro: Leonardo Gimenes(SP), SUP Surf Feminino Pro: Kaylane Souza (SP), SUP Surf Master: Adriano Trinca Ferro(SC), SUP Surf Sub-18: Pedro Veiga(BA).
Nessa segunda etapa do circuito o baiano Jojó de Olivença fez duas finais Grand Kahuna e Legends, Os campeões foram Sergio Noronha (RJ) na Legends, Roni Ronaldo (SC) na Grand Master, Junior Rocha (RGN) na Kahuna, Flavio Moraes (BA) ma Grand Masters e Jihad Khodr na Masters. Entre os remadores Pedro Veiga venceu a SUP Surf Sub-18, Adriano Trica Ferro a SUP Surf Master, Kaylane Souza a SUP Surf Feminino Pro e na SUP Surf Masculino Pro o paulista Leonardo Gimenes foi o grande campeão.
No sábado, 02/11, o último dia de competição aconteceu a prova de remada longa na modalidade SUP Race, e definiu os campeões da penúltima etapa do circuito nas categorias Masculina e Feminina.