O BC Surf Festival chegou às finais em Balneário Camboriúe definiu os campeões nacionais de Surfe Masters SUP Surf. As condições do mar se mantiveram boas como nos primeiros dias, com as ondas chegando a 1 metro nas séries para fechar as cinco finais das pranchinhas nesta segunda etapa do circuito CBSurf Master, que teve sua abertura na praia da Caueira,em Sergipe, no último mês de agosto.
A primeira das finais começou com a categoria Legends (acima de 55 anos). O bicampeão brasileiro nos anos 90 Jojó de Olivença, que é baiano, mas representa o estado de São Paulo onde reside, mostrou seu tradicional backside com manobras encaixadas para conquistar o título da etapa, em um grande confronto contra o carioca Sérgio Noronha.
Mesmo com a melhor nota na final,5.50, Noronha não conseguiu virar o resultado e ficou em segundo lugar na competição, o suficiente para lhe dar o título brasileiro de 2023. O pernambucano tricampeão brasileiro Cláudio Marroquim e Rubens Farias (SC) terminaram na terceira e quartas colocações respectivamente.
A segunda final a entrar na água foi a categoria Grand Kahuna (acima de 50 anos). Fábio Gouveia mostrou estar se recuperando bem da cirurgia feita no quadril há alguns meses, e sagrou-se campeão da etapa. Ele exibiu seu belo estilo que deu tantas glórias ao surfe brasileiro para marcar a melhor nota da decisão, 6.27.
“Antes do evento pensei até em passar a minha inscrição pra frente, pois estava desmotivado sem poder treinar corretamente devido às dores no quadril. Na final me concentrei bem, fazendo uma estratégia melhor do que na semifinal e as ondas vieram no local que eu havia observado antes de entrar na água. Estão todos de parabéns por esse circuito alucinante da CBSurf” disse Fabinho com mais um grande título em sua carreira vitoriosa.
Roni Ronaldo (SC) terminou em segundo e com esse resultado se tornou campeão brasileiro Grand Kahuna 2023, com Jojó de Olivença, baiano radicado no Guarujá (SP) há muitos anos, em terceiro fazendo duas finais no evento, e o catarinense Steward Dean na quarta posição.
A decisão da Kahuna (acima de 45 anos) foi mais um show na praia Central de Balneário Camboriú (SC) entre Junior Rocha (RN), Márcio Veiga(PR), Adriano Lemos(SC) e Jerônimo Bonfim(BA). Com as duas melhores ondas da final (6.70 e 5.73) e um frontside mortal para a esquerda desde o início do evento, Junior Rocha (RN) saiu de Balneário com o título da etapa e do circuito CBSurf 2023. O segundo título nacional consecutivo, em 2022 ele foi campeão Masters.
O paranaense Márcio Veiga chegou junto, mas não conseguiu a virada, ficando na segunda colocação. Adriano Lemos (SC) e Jerônimo Bonfim (BA) fecharam a grande final na terceira e quarta posições.
O baiano Flávio Morais fechou a temporada com um aproveitamento de 100% no circuito, após conquistar sua segunda vitória no ano em Santa Catarina. Ele já havia vencido a etapa de abertura em Sergipe, e ratificou o título nacional da Grand Master ficando novamente em primeiro. Márcio Farney (SC) não deu mole e fez frente na decisão, mas acabou em segundo lugar com Diego Rosa (SC) em terceiro e Fellipe Ximenes(SC) na quarta colocação.
“Esse é meu primeiro título nacional como Grand Master. Só tenho a agradecer a Deus que me ajudou muito por tudo que passei nos últimos anos. Devo esse título a Ele”, disse Morais.
Mas quem realmente deu uma aula de competição foi o paranaense Jihad Khodr da categoria Master (acima de 35 anos). Dominou do início ao fim a disputa e colocou todos os seus oponentes em combinação de notas após surfar duas direitas fortes na bateria. Ele marcou 8.17 e 7.83 em suas duas melhores ondas para festejar mais um título em sua carreira.
“Não estou competindo mais em eventos com propósitos de ranking, ou classificação para algo. Estou escolhendo os campeonatos que participo, e como Balneário é perto de Matinhos (PR), não poderia deixar de vir prestigiar um evento desse porte, uma verdadeira celebração da história do surfe brasileiro” disse o campeão Jihad Khodr.
Completaram esta final o também paranaense de Matinhos (PR) Péricles Dimitri, um dos destaques do evento desde a primeira fase. Ele terminou em segundo lugar na final e empatou na pontuação geral com o cearense Itim Silva. O título só foi confirmado pelo critério de desempate a favor de Péricles Dimitri, novo campeão brasileiro Master 2023 da CBSurf.O catarinense Diego Rosa fez uma grande campanha e terminou em terceiro na etapa, com o cearense Itim Silva na quarta posição.
A primeira final do Stand Up foi a bateria Homem a Homem na SUP Surf Sub-18, categoria de base que está sendo trabalhada pela CBSurf – Confederação Brasileira de Surf em seus eventos da modalidade.
O baiano Pedro Veiga dominou as ações contra o catarinense João Neumann e ficou com o título da etapa pelo placar final de 8.87 a 4.67 pontos para o baiano. De quebra ele conquistou o título brasileiro SUP Surf Sub-18.
A segunda final do dia veio com a SUP Surf Master, onde o local Adriano Trinca Ferro fez a festa da torcida local na conquista do título da etapa e do circuito deste ano. Em segundo ficou o paulista Michel Bastos, com o catarinense Carlos Veloso em terceiro e Leandro Alemão em quarto lugar.
“É muito especial vencer em casa um evento dessa grandiosidade, ainda mais representando Balneário Camboriú diante da torcida num circuito que está cada vez mais forte. Foi um ano positivo pra mim e só tenho a agradecer” disse o campeão.
As atletas do SUP Surf Feminino Pro se enfrentaram numa bateria Mulher a Mulher, com Gabi Sztamfater(SP) dominando sua conterrânea Kaylane Souza na final e ficando com o título da etapa e do circuito deste ano.
A final do SUP Surf Masculino Pro teve um ingrediente a mais na disputa entre o local Adriano Trinca Ferro contra o paulista Leonardo Gimenes. Ambos chegaram empatados nesta etapa decisiva e quem vencesse a bateria ficaria com o título nacional.
Melhor para Gimenes que forçou nas batidas, rasgadas e snaps de frontside para somar 13.50 pontos (7.0 e 6.50) e se consagrar bicampeão brasileiro de sua categoria, repetindo o feito alcançado em 2021. “Estava bem tranquilo em relação a pressão. Foi legal porque eu e o Trinca disputamos o título na última bateria do ano, e acabou dando certo para mim” disse Gimenes.
SUP Race Masculino e Feminino – Após as finais do Surf e do SUP Surf, foi disputada a modalidade SUP Race Técnico com as categorias Masculina e Feminina. O percurso da prova foi estipulado pela organização, que demarcou a área de competição com boias, formando um circuito de remada com 1.7 Km de extensão aproximadamente.
Os homens foram os primeiros a entrarem na água, com 14 remadores largando da praia para o desafio de darem três voltas no circuito com tempo cronometrado. Quem chegasse primeiro vencia a prova.
Liderando a bateria do início ao fim, a vitória foi de Eri Tenório, com o tempo geral das três voltas totalizando 35:13 segundos. Em segundo chegou Guilherme dos Reis (36:31) e em terceiro Luiz Guida(37:54).
Entre as mulheres a campeã Panamericana de 2019 Lena Ribeiro(RJ) foi a melhor entre as sete remadoras e venceu essa primeira etapa com tempo de 42:44 minutos. A segunda colocada foi a Moah cravando 43:30 minutos, e a Paula Oliveira na terceira colocação (46:06 minutos).
SUP Race Longa – No sábado, 02/11, o último dia de competição aconteceu a prova de remada longa na modalidade SUP Race, e definiu os campeões da penúltima etapa do circuito nas categorias Masculina e Feminina. O encerramento do BC Surf Festival 2023 começou às 8 horas deste sábado com a remada do SUP Race Longa, prova disputada em um percurso de 10 km (duas voltas no circuito) para os atletas do Masculino e Feminino Pro. Para a categoria Amadora o percurso foi reduzido para 5 km (uma volta no circuito estipulado pela organização).
Todos os atletas largaram juntos de dentro do mar, no trajeto que começou em frente ao centro técnico, contornou a Ilha das Cabras, passou novamente em frente ao palanque oficial em direção aos molhes, e finalizou na estrutura principal da competição.
O vencedor geral no Masculino foi o atleta de Búzios(RJ) radicado em Jacksonville, na Flórida(EUA), Eri Tenório. O camiseta amarela desta etapa (líder do ranking) já havia vencido a primeira a disputa do SUP Race Técnico na sexta-feira (1/12), e confirmou o título neste sábado superando os 10 km de remada intensa na praia Central.
O campeão revelou algumas dificuldades enfrentadas durante o percurso. “A parte mais difícil foi na passagem pela ilha das Cabras, onde tinha um ‘backwash’ que batia nas pedras e voltava, dificultando a remada. A subida da boia em direção à ilha também estava complicado, pois tinha um ‘up wind’ (vento frontal) forte que exigiu muita técnica do remador” disse Eri Tenório, que busca seu primeiro titulo brasileiro na categoria.
Na categoria Feminino Profissional a líder ranking Lena Ribeiro(RJ), de Arraial do Cabo(RJ), também repetiu seu resultado de ontem e venceu a disputa, encerrando sua campanha vitoriosa em Balneário Camboriú(SC).
“Esta foi a última etapa de prova técnica nas ondas neste ano. Acho que já garanti o título nacional pois venci a etapa de Arraial do Cabo(RJ) e agora a de Balneário Camboriú(SC). O último evento do ano será agora em Corumbá(MS), no Mato Grosso do Sul, com a maratona no rio de 30 km sob um calor intenso e com a sensação térmica de 50 graus. Também existem outras adversidades, como jacarés e troncos de árvores que tornam a prova bem desafiadora” disse Lena, campeã Panamericana de 2019 em Lima no Peru.
Nas divisões por categorias, o título da SUP Kids Sub-14 Feminino foi para Ana Almeida, com Rebeka Brehmer ficando na primeira colocação na SUP Junior Feminino. No SUP Kids Sub-14 Masculino o vencedor foi o baiano Giuseppe Nunes.
Rudah Bosi(RJ) foi o campeão da SUP Pro Junior Masculino, com Luiz Guida(SP) levando a melhor na SUP Pro Master Masculino 40+ e André Oliveira terminando em primeiro na SUP Pro Super Master Masc. 50+.
Entre as mulheres da SUP Pro Master Feminino 40+, título para Lena Ribeiro(RJ) que remou muito nos dois dias de disputas, e fechou a competição com aproveitamento de 100%.
A próxima etapa acontecerá no centro oeste brasileiro na cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Será a última competição do ano na modalidade e definirá os campeões brasileiros de todas as categorias do SUP Race.
Após a competição, o Secretário de Esportes de Balneário Camboriú(SC) Mazinho fez um balanço sobre os quatro dias de disputas na praia Central. “Mais um grande evento realizado em nossa cidade, em uma estrutura linda, moderna, segura e confortável para essa celebração dos melhores atletas do Brasil que fizeram história no surf nacional. Vamos trabalhar para que em 2024 a gente realize mais uma edição do BC Surf Festival em Balneário Camboriú” disse Mazinho.
Campeões Brasileiros CBSurf Master /SUP Surf 2023
Master: Pericles Dimitri(PR)
Gran Master: Flávio Morais(RJ)
Kahuna: Junior Rocha(RN)
Gran Kahuna: Roni Ronaldo(SC)
Legends: Sérgio Noronha(RJ)
SUP Surf Masculino Pro: Leonardo Gimenes(SP)
SUP Surf Feminino Pro: Gabi Sztamfater(SP)
SUP Surf Master: Adriano Trinca Ferro(SC)
SUP Surf Sub-18: Pedro Veiga(BA)
Resultados do BC Surf Festival 2023
Categoria Master (acima de 35 anos)
1º- Jihad Khodr(PR)
2º- Péricles Dimitri(PR)
3º- Diego Rosa(SC)
4º- Itim Silva(CE)
Categoria Grand Master (acima de 40 anos)
1º- Flávio Morais(RJ)
2º- Márcio Farney(SC)
3º- Diego Rosa(SC)
4º- Fellipe Ximenes(SC)
Categoria Kahuna (acima de 45 anos)
1º- Junior Rocha(RN)
2º- Márcio Veiga(PR)
3º- Adriano Lemos(SC)
4º- Jerônimo Bonfim(BA)
Categoria Grand Kahuna (acima de 50 anos)
1º- Fábio Gouveia(PB)
2º- Roni Ronaldo(SC)
3º- Jojó de Olivença(SP)
4º- Steward Dean(SC)
Categoria Legends (acima de 55 anos)
1º- Jojó de Olivença (SP)
2º- Sérgio Noronha(RJ)
3º- Cláudio Marroquin(PE)
4º- Rubens Farias(SC)
Categoria SUP Surf Masculino Pro
1º- Leonardo Gimenes(SP)
2º- Adriano Trinca Ferro(SC)
3º- Wellington Reis(SP)
3º- Alex Salazar(SP)
Categoria SUP Surf Feminino
1ª- Gabi Sztamfater(SP)
2ª- Kaylane Souza(SP)
3ª- Aline Adsaka(SP) e Kilvia Cardoso(CE)
Categoria SUP Master
1º- Adriano Trinca Ferro(SC)
2º- Michel Bastos(SP)
3º- Carlos Veloso(SC)
4º- Leandro Alemão(SP)
SUP Masculino Sub-18
1º- Pedro Veiga(BA)
2º- João Neumann(SC)
SUP Race Masculino (Geral)
1º- Eri Tenório(RJ) SUP Pro Masc. Open
2º- Guilherme dos Reis(SP) SUP Pro Masc. Open
3º- Luiz Guida(SP) SUP Pro Master Masc.40+
4º- Rudah Bosi(RJ) SUP Pro Junior Masc.
5º-Kuko Santos(BA) SUP Pro Masc. Open
SUP Race Feminino (Geral)
1ª- Lena Ribeiro(RJ) SUP Pro Master Fem. 40+
2ª- Moah(SP) SUP Pro Master Fem. 40+
3ª- Paula Oliveira(RJ) SUP Pro Fem. Open
4ª- Roseli Krepel(PR) SUP Pro Master Fem. 40+
5ª- Rebeka Brehmer(SC) SUP Pro Junior Fem.
SUP Race Pro Master Masculino 40 +
1ª- Luiz Guida(SP)
2º- Luis Neves(RJ)
3º- Tiago Andrade(SP)
SUP Race Pro Master Feminino 40+
1ª- Lena Ribeiro(RJ)
2ª- Moah(SP)
3ª- Roseli Krepel(PR)
4ª- Leila Solon(CE)
SUP Race Pro Junior
1º- Rudah Bosi(RJ)
2º- João Neumann(SC)
SUP Race Kids Sub-14 Feminino
1ª- Ana Almeida(SC)
SUP Race Pro Junior Feminino
1ª- Rebeka Brehmer(SC)
SUP Race Kids Sub-14 Masculino
1ª- Giuseppe Nunes(BA)
2º- Kaue Siqueira(SC)
3º- Alexandre Eger(RJ)
SUP Race Pro Super Master 50+
1ª- André Oliveira(SP)