Categorias
instant articles Uncategorized

Vai começar a etapa brasileira do circuito mundial da World Surf League em Saquarema

A seleção brasileira ganhou mais um reforço,Matheus Herdy, , convocado para substituir o havaiano Barron Mamiya,  agora serão doze surfistas que competirão no Oi Rio em Saquarema a partir de quinta-feira, 23/06 na maior arena construída para um campeonato de surfe em todos os tempos.Com isso, o time masculino ficou completo com 11 titulares, incluindo os outros convidados, Yago Dora, João Chianca e Michael Rodrigues. No feminino, Tatiana Weston-Webb.

Filipe Toledo em êxtase com sua vitória no Oi Rio Pro de 2018. Foto: WSL

A seleção brasileira ganhou mais um reforço e 12 surfistas vão competir no Oi Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema. A última novidade é Mateus Herdy, convocado para substituir o havaiano Barron Mamiya, que adoeceu e cancelou sua participação. Com isso, o time masculino ficou completo com 11 titulares, incluindo os outros convidados, Yago Dora, João Chianca e Michael Rodrigues. No feminino, Tatiana Weston-Webb segue sendo a única representante e a etapa brasileira do World Surf League Championship Tour terá, também, uma participação inédita de dois surfistas do Peru, Miguel Tudela e Sol Aguirre.
 

As chances são grandes de o campeonato começar já no primeiro dia, com boas ondas de até 1,5m, segundo a previsão de Guilherme Aguiar, PhD em Engenharia Oceânica pela COPPE/UFRJ e analista de previsão de ondas do Surfline no Brasil, publicada no jornal  O Globo. Ondulações não devem ser problema para a janela do evento, com os ventos sendo o fator determinante para a realização das baterias. Ainda é um pouco prematuro apontar, mas no cenário atual da previsão, o Oi Rio Pro poderia seria finalizado até terça-feira, ou mesmo antes.

O pico da Barrinha, alternativa para o OI RIO PRO . Foto: Damien Poullenot/WSL

PREVISÃO:

Dia 1: Quinta-feira, 23/06 – ON – Para os picos do Point ou Barrinha (previsão bem confiável)
Dia 2: Sexta-feira, 24/06 – ON possível de manhã cedo e continuar OK durante o resto do dia, mas, pode entrar vento sudoeste e parar o campeonato (modelos divergindo) – Picos Point ou Barrinha (previsão menos confiável)
Dia 3: Sábado, 25/06 – pode haver uma janela curta de ventos favoráveis de manhã cedo, mas, o maral não deve permitir muitas horas de campeonato (previsão ainda pouco confiável)
Dia 4: Domingo, 26/06 – tendência de OFF, mas o maral pode ser mais fraco que o previsto e permitir condições aceitáveis para ON (previsão ainda pouco confiável)
Dia 5: Segunda-feira, 27/06 – ON possível com o maral amenizando – Point (previsão ainda muito pouco confiável)
Dia 6: Terça-feira, 28/06 – ON provável se o campeonato não terminar antes – Point (previsão ainda pouco confiável)

Todos os competidores estão de prontidão já para entrarem no mar na quinta-feira na Capital Nacional do Surfe da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Para marcar o retorno do maior campeonato de surfe da América Latina, que não foi realizado em 2020 e 2021 por causa da pandemia, uma enorme arena com mais de 3.000 m2 de área construída, vai receber os melhores surfistas do mundo na Praia de Itaúna. São mais de 20 marcas patrocinando a etapa brasileira do CT esse ano.

Filipinho venceu três eventos no Brasil. Foto: WSL

“É com grande orgulho e satisfação, que apresentamos, talvez, a maior arena construída para um campeonato de surfe em todos os tempos”, destaca Ivan Martinho, CEO da World Surf League na América Latina. “Trabalhamos bastante durante estes anos sem poder fazer o evento por causa da pandemia e só temos a agradecer todas estas marcas e empresas de várias vertentes, que acreditaram no nosso sonho e no potencial do nosso esporte, patrocinando este retorno do Oi Rio Pro, que certamente ficará marcado na história da World Surf League”.

 A arena construída na Praia de Itaúna terá várias ativações acontecendo durante os dias 23 e 30 de junho. E a torcida brasileira que sempre lota Saquarema, desde 2017 quando o Oi Rio Pro mudou da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para Saquarema, poderá aproveitar tudo que os patrocinadores irão oferecer durante os dias da competição. Dentro d´água, o show de surfe é garantido e quase todas as baterias da primeira fase masculina, terão algum brasileiro disputando classificação direta para as oitavas de final.
 

Joao Chianca competira na sua praia local. Foto: Aaron Hughes/World Surf League

O Oi Rio Pro 2022 apresentado pela Corona já vai começar com o surfista local de Saquarema, João Chianca, estreando junto com o campeão mundial e medalha de ouro nas Olímpiadas, Italo Ferreira. O sul-africano Matthew McGillivray completa este primeiro confronto. No segundo, tem o primeiro convidado para substituir tops contundidos, Michael Rodrigues, contra dois norte-americanos, Griffin Colapinto campeão da última etapa em El Salvador e Jake Marshall.
 

Na terceira bateria, acontece a segunda participação dupla da seleção brasileira, disputando apenas uma vaga direta para as oitavas de final, com Samuel Pupo e Mateus Herdy enfrentando o vice-líder do ranking, Jack Robinson, da Austrália. Na disputa seguinte, entra o líder e tricampeão do Oi Rio Pro em 2015, 2018 e 2019, Filipe Toledo, vestindo a lycra amarela da World Surf League contra o americano Nat Young e o peruano Miguel Tudela.
 

Na quinta bateria, entra Yago Dora com o japonês Kanoa Igarashi e o americano Kolohe Andino. Na sexta, estreia o tricampeão mundial Gabriel Medina com dois australianos, Ethan Ewing e Connor O`Leary. E a oitava e última bateria da primeira fase do Oi Rio Pro apresentado pela Corona, será 100% brasileira, entre Miguel Pupo, Caio Ibelli e Jadson André. Ou seja, um está garantido nas oitavas de final, mas dois terão que passar pela repescagem.
 

Fãs brasileiros são os mais fanáticos do mundo. Foto: Thiago Diz/WSL

Se a etapa brasileira do World Surf League Championship Tour, for iniciada pela categoria feminina, a primeira bateria será entre a costa-ricense Brisa Hennessy, a norte-americana Lakey Peterson e a havaiana Gabriela Bryan. A vice-campeã mundial Tatiana Weston-Webb estreia na segunda, com a pentacampeã Carissa Moore e a convidada do Oi Rio Pro apresentado pela Corona, Sol Aguirre.
 

Ela será a segunda peruana a participar de uma etapa do World Surf League Championship Tour. A única tinha sido a campeã mundial de 2004, Sofia Mulanovich. Sol Aguirre já tem três títulos sul-americanos da categoria Pro Junior, sendo bicampeã em 2017 e 2018 e o tri conquistado em 2021 nas mesmas ondas da Praia de Itaúna. Sol está liderando o ranking regional da WSL Latin America esse ano, vencendo as duas últimas etapas que participou, nas Ilhas Galápagos no Equador e em Iquique no Chile. Agora, pela primeira vez vai enfrentar as melhores surfistas do mundo em uma etapa do Championship Tour.
 

Depois da participação dupla da América do Sul, a francesa Johanne Defay disputa a terceira vaga direta para as quartas de final do Oi Rio Pro apresentado pela Corona, com as norte-americanas Courtney Conlogue e Caroline Marks. E a última bateria será 100% australiana, entre a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore, Isabella Nichols e Sally Fitzgibbons, que defende o título da etapa brasileira em Saquarema, conquistado em 2019.
 

Filipe é o favorito em Saquarema.Foto: WSL

Já na quarta-feira,22/06,Filipe Toledo, Gabriel Medina, Italo Ferreira, Tatiana Weston-Webb, Carissa Moore e Sol Aguirre, vão atender aos jornalistas na Coletiva de Imprensa no Centro de Treinamento Leo Neves, na Praia de Itaúna. Também na quarta-feira, logo após a Coletiva de Imprensa, acontecerá o Rising Tides, com cerca de 60 meninas de 9 a 15 anos, tendo a chance de surfar, conversar e trocar experiências com grandes estrelas do surfe feminino mundial.
 

O Oi Rio Pro apresentado pela Corona será a oitava etapa da temporada 2022 do World Surf League Championship Tour, já na reta final da batalha pelas vagas no grupo dos top-5 do ranking masculino e feminino, que vão disputar os títulos mundiais no Rip Curl WSL Finals em Trestles, na Califórnia. No momento, os únicos brasileiros nessa lista são o líder Filipe Toledo e o campeão olímpico Italo Ferreira, que assumiu o quarto lugar no ranking ao chegar nas semifinais da etapa de El Salvador.
 

Praia de Itauna, Saquarema . Foto: Thiago Diz/WSL

PRIMEIRA FASE DO OI RIO PRO APRESENTADO PELA CORONA:

MASCULINA – 1.o=Oitavas de Final / 2.o e 3.o=Segunda Fase:

1.a: Ítalo Ferreira (BRA), Matthew McGillivray (AFR), João Chianca (BRA)

2.a: Griffin Colapinto (EUA), Jake Marshall (EUA), Michael Rodrigues (BRA)

3.a: Jack Robinson (AUS), Samuel Pupo (BRA), Mateus Herdy (BRA)

4.a: Filipe Toledo (BRA), Nat Young (EUA), Miguel Tudela (PER)

5.a: Kanoa Igarashi (JPN), Kolohe Andino (EUA), Yago Dora (BRA)

6.a: Ethan Ewing (AUS), Connor O´Leary (AUS), Gabriel Medina (BRA)

7.a: Callum Robson (AUS), Jordy Smith (AFR), Jackson Baker (AUS)

8.a: Miguel Pupo (BRA), Caio Ibelli (BRA), Jadson André (BRA)

FEMININA – 1.a=Quartas de Final / 2.a e 3.a=Segunda Fase:

1.a: Brissa Hennessy (CRI), Lakey Peterson (EUA), Gabriela Bryan (HAV)

2.a: Carissa Moore (HAV), Tatiana Weston-Webb (BRA), Sol Aguirre (PER)

3.a: Johanne Defay (FRA), Courtney Conlogue (EUA), Caroline Marks (EUA)

4.a: Stephanie Gilmore (AUS), Isabella Nichols (AUS), Sally Fitzgibbons (AUS)

CAMPEÕES DO OI RIO PRO:

2019: Filipe Toledo (BRA) e Sally Fitzgibbons (AUS) em Saquarema

2018: Filipe Toledo (BRA) e Stephanie Gilmore (AUS) em Saquarema

2017: Adriano de Souza (BRA) e Tyler Wright (AUS) em Saquarema

2016: John John Florence (HAV) e Tyler Wright (AUS) na Barra da Tijuca

2015: Filipe Toledo (BRA) e Courtney Conlogue (EUA) na Barra da Tijuca

RANKING DO WSL CHAMPIONSHIP TOUR – 7 etapas:

1.o- Filipe Toledo (BRA) – 40.040 pontos

2.o- Jack Robinson (AUS) – 36.905

3.o- Griffin Colapinto (EUA) – 32.150

4.o- Italo Ferreira (BRA) – 28.300

5.o- Kanoa Igarashi (JPN) – 28.110

6.o- John John Florence (HAV) – 28.025

7.o- Ethan Ewing (AUS) – 27.650

8.o- Callum Robson (AUS) – 23.835

9.o- Barron Mamiya (HAV) – 22.620

10.o- Miguel Pupo (BRA) – 22.120

11.o- Caio Ibelli (BRA) – 21.470

12.o- Jordy Smith (AFR) – 20.780

13.o- Connor O´Leary (AUS) – 20.695

14.o- Kolohe Andino (EUA) – 19.355

15.o- Matthew McGillivray (AFR) – 19.065

16.o- Kelly Slater (EUA) – 18.640

17.o- Jake Marshall (EUA) – 17.365

17.o- Samuel Pupo (BRA) – 17.365

17.o- Nat Young (EUA) – 17.365

20.o- Seth Moniz (HAV) – 16.800

21.o- Jadson André (BRA) – 15.375

22.o- Jackson Baker (AUS) – 13.950

23.o- Gabriel Medina (BRA) – 13.230

24.o- Yago Dora (BRA) – 5.710

25.o- Rio Waida (IDN) – 3.320

RANKING DO WSL CHAMPIONSHIP TOUR – 7 etapas:

1.a- Carissa Moore (HAV) – 36.840 pontos

2.a- Johanne Defay (FRA) – 35.065

3.a- Stephanie Gilmore (AUS) – 32.930

3.a- Brisa Hennessy (CRI) – 32.930

5.a- Lakey Peterson (EUA) – 31.650

6.a- Tyler Wright (AUS) – 28.660

7.a- Isabella Nichols (AUS) – 27.320

8.a- Courtney Conlogue (EUA) – 26.880

9.a- Tatiana Weston-Webb (BRA) – 26.525

10.a- Gabriela Bryan (HAV) – 24.325

11.a- Sally Fitzgibbons (AUS) – 22.065

12.a- Bronte Macaulay (AUS) – 20.570

13.a- Caroline Marks (EUA) – 12.875


POSTER OFICIAL: OI RIO PRO 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *