Categorias
instant articles Uncategorized

Nove brasileiros na disputa do título do Oi Rio Pro

Caio Ibelli faz o segundo 10 na história da etapa de Saquarema da World Surf League e junto a Mateus Herdy, Samuel Pupo, Ítalo Ferreira, Michael Rodrigues, Miguel Pupo,Filipe Toledo e Yago Dora vão disputar  neste Sábado, 25/06, a rodada dos 16 melhores, No feminino Tatiana Westonn-Webb fará a semi final contra Carisa Moore.

Caio Ibelli avisando que seu tubo valia 10. Foto: Alexandre Gondim/@blogdosurfe

A sexta-feira, 25/06, na praia de Saquarema no Rio de Janeiro foi reservada para definições da categoria feminino e pela segunda chance de os homens continuarem na oitava etapa do circuito mundial da WSL. As ondas no Point de Itaúna quebraram menor que no primeiro dia da competição proporcionando belos tubos e excelentes momentos. O ponto alto do dia foi o tubo nota 10 que o paulista caio Ibelli surfou na bateria que eliminou o potiguar Jadson André.

Jadson vinha liderando a bateria até que na última onda veio uma direita surfada com maestria pelo Caio, que já tinha ensaiado alguns tubos na sua bateria de estreia no Oi Rio Pro e ainda não tinha conseguido completar. Dessa vez ele ficou totalmente entocado assistindo de dentro do cilindro azul cair cinco placas para depois sair pedindo que os juízes desse a nota máxima com os braços erguidos. Os cinco juízes a segunda nota 10 da história da etapa de Saquarema. O primeiro foi feito em outra edição por Filipe Toledo que já venceu por três vezes no Brasil.

“Eu passei a bateria inteira precisando de uma nota baixa e já estava quase me conformando que não ia vir mais onda”, contou Caio Ibelli“Aí surgiu aquela onda, só que eu estava muito atrasado para entrar, então fui acelerando e não acreditei que consegui sair depois da baforada. Essa é a primeira vez que consigo competir com toda a minha família junto aqui e eu só queria fazer uma boa apresentação, então estou feliz por essa nota 10”.

Caio Ibelli saindo do seu tubo 10. Foto: Alexandre Gondim/@blogdosurfe

Essa foi a primeira nota 10 em etapas do CT da carreira de Caio Ibelli e apenas a segunda em Saquarema, desde 2017 quando a etapa brasileira mudou da Barra da Tijuca para a Capital Nacional do Surf. A única era a do Filipe Toledo em 2018, no primeiro ano do seu bicampeonato consecutivo em Saquarema. Nos 5 anos da história do Oi Rio Pro, o tubo de Caio Ibelli foi a sexta onda a receber nota 10 dos juízes. As quatro primeiras saíram no Postinho da Barra, duas para o Filipe em 2015 e duas para o Gabriel Medina em 2016. 

Mais dois brasileiros cotados como favoritos ao título deixaram hoje a competição. João “Chumbinho” Chianca, surfista local e convidado pela WSL para participar do evento e o tricampeão mundial Gabriel Mediana perderem seus confrontos na repescagem. João surfou bem e depois de pegar um longo tubo por muito pouco não tirou o segundo 10 do dia que não se realizou porque na saída ele perdeu o equilíbrio e deu adeus ao sonho de vencer em casa.

João Chianca mostrou todo seu potencial e por pouco não se classificou. Foto: Alexandre Gondim/@blogdosurfe

Já Gabriel escolheu um local errado para se posicional em busca das ondas deixando seu oponente Callun Robson solto no melhor lugar para pegar as melhores ondas e fazer as notas que precisava. Medina não completou nenhum dos seus aéreos e divulgou em sua rede social que teria se machucado após a segunda onda onde tentou um aéreo reverse de backside caindo em cima da prancha e machucando o joelho. O público na areia era regido pelo locutor do evento que em coro mostrava ao surfista brasileiro onde se colocar no mar, sem ser atendidos. No fim da bateria Gabriel ficou precisando de uma nota 8.08 para seguir em frente.

“Eu escorreguei no meu segundo aéreo e a prancha bateu no lado do joelho (direito), que está um pouco dolorido. Até tentei mandar outros aéreos, mas sem confiança para aterrissar, com medo de piorar ainda mais”, contou Gabriel Medina“É sempre incrível competir em casa e agradeço a toda a torcida por tanto apoio. Eu queria ter avançado mais, mas esse ano está sendo para voltar ao ritmo das competições. O ano que vem é quando quero estar 100% para ir atrás de outro título mundial e da classificação para as Olimpíadas de 2024”.

Gabriel Medina se machucou após esse aéreo. Foto: Alexandre Gondim/@blogdosurfe

Entre os classificados para a rodada dos 16 melhores Mateus Herdy fez hoje na repescagem 16 pontos, o maior escore do dia, que junto a Samuel Pupo, Ítalo Ferreira, Michael Rodrigues, Miguel Pupo, Filipe Toledo e Yago Dora entraram no mar neste Sábado. O jovem catarinense foi chamado para substituir o havaiano Barron Mamiya e despachou outro top-5 do ranking, Kanoa Igarashi. Mateus achou o lugar certo das rampas nas direitas de Itaúna para voar muito alto em duas ondas seguidas. Na primeira, já ganhou a maior nota da bateria, 7,17. Mas, o segundo aéreo foi mais impressionante e valeu 8,83, que só ficou abaixo da nota 10 do Caio Ibelli

“A energia aqui é muito forte e quando acertei aquele primeiro aéreo, todo mundo vibrou, gritou e isso me deu mais empolgação”, disse Mateus Herdy“Quando eu recebi um wildcard (convite) em 2019, eu me machuquei e não consegui surfar, mas esse ano eu sabia que seria diferente. Estou muito feliz, porque cresci surfando junto com o João (Chianca), o Samuel (Pupo), então é um sonho poder estar junto com eles, competindo em um CT no Brasil”.

Mateus Herdy venceu com seus aéreos. Foto: Alexandre Gondim/@blogdosurfe

A vice-campeã mundial surfou as melhores ondas contra Isabella Nichols, derrotando a australiana por uma larga vantagem de 11,40 a 4,50 pontos. Era um confronto direto pelo sexto lugar no ranking e Tatiana começou bem, botando pressão para a jovem australiana, que tinha barrado a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore na repescagem. Com a vitória, Tatiana Weston-Webb agora fica na porta de entrada das top-5, que vão disputar o título mundial da temporada no Rip Curl WSL Finals, em setembro em Trestles, na Califórnia. 

“Foi uma bateria bem difícil, porque ela (Isabella Nichols é uma ótima competidora”, disse Tatiana Weston-Webb“No início, eu fui mais para o meio da praia, porque tinha visto algumas esquerdas lá. Depois, remei de volta para o pico e peguei uma direita boa, que rendeu nota 6. Acabei surfando outra direita para somar minha segunda nota e estou feliz em ter passado para as semifinais”.

Caio Ibelli faz o segundo 10 na história da etapa de Saquarema da World Surf League e junto a Mateus Herdy, Samuel Pupo, Ítalo Ferreira, Michael Rodrigues, Miguel Pupo,Filipe Toledo e Yago Dora vão disputar  neste Sábado, 25/06, a rodada dos 16 melhores, No feminino Tatiana Westonn-Webb fará a semi final contra Carisa Moore.
Samuel Pupo esta junto com seu irmão Miguel na próxima fase. Foto: Alexandre Gondim/@blogdosurfe

A próxima chamada para reinício das baterias está marcada para a 7:30h de amanhã com transmissão pelos canais da WSL além de todas as informações que você poderá encontrar aqui no BLOG DO SURFE.

2 respostas em “Nove brasileiros na disputa do título do Oi Rio Pro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *