Categorias
instant articles Uncategorized

Brasileiros seguem nas oitavas de final no QS da África do Sul

Michael Rodrigues, Mateus Herdy, Alejo Muniz e Summer Macedo estão nas oitavas de final do terceiro Challenger Series do ano, o do Ballito Pro apresentado pela O`Neill. Deivid Silva e o peruano Lucca Mesinas foram barrados na sexta-feira. Daniella Rosas, Arena Vargas e Laura Raupp também saíram da briga. A chamada do sábado, 09/07, será as 6h30 na África do Sul, 1h30 no Brasil

Alejo Muniz conquistou a primeira classificação brasileira para as oitavas de final Foto: Pierre Tostee / World Surf League
Quatro surfistas do Brasil estão nas oitavas de final do Ballito Pro apresentado pela O`Neill em KwaZulu-Natal, na África do Sul. Michael Rodrigues, Mateus Herdy, Alejo Muniz e Summer Macedo, passaram suas baterias nas ondas de 3 a 4 pés da sexta-feira em Ballito e seguem na disputa dos títulos do terceiro World Surf League (WSL) Challenger Series do ano. A primeira chamada do sábado, 09/07, foi marcada para as 6h30 na África do Sul, 1h30 da madrugada no Brasil, e o evento está sendo transmitido ao vivo pelo WorldSurfLeague.com

O dia vai começar com a continuação das oitavas de final femininas. As duas primeiras baterias fecharam a sexta-feira e a brasileira Summer Macedo está na quinta, com a australiana Molly Picklum. Então, será a terceira a entrar no mar no sábado. Depois, Alejo Muniz abre as oitavas de final masculinas com o japonês Reo Inaba. Na quarta bateria, Mateus Herdy enfrenta o francês Timothee Bisso e Michael Rodrigues disputa a sexta vaga para as quartas de final com o australiano Jacob Willcox.
Michael Rodrigues entrando na briga direta por vagas para o CT 2023. Foto: Pierre Tostee / World Surf League
Michael Rodrigues foi o último a se classificar e é quem está mais próximo do grupo dos 10 que serão indicados para a elite do WSL Championship Tour de 2023. Em uma bateria muito fraca de ondas, o norte-americano Eithan Osborne pegou as melhores para vencer por 14,33 pontos. Michael só conseguiu a segunda vaga nas duas últimas que surfou e valeram 4,07 e 3,37. Com estas notas, ele superou o peruano Lucca Mesinas por 7,44 a 7,06 pontos.

A terceira fase do Ballito Pro tinha começado com vitória brasileira de Alejo Muniz sobre o japonês Taichi Wakita e o sul-africano Slade Prestwich, que foi eliminado em 17.o lugar. Na mesma posição ficou Deivid Silva no confronto seguinte, que classificou o havaiano Keanu Asing e o oponente do Alejo nas oitavas de final, Reo Inaba. Depois, Mateus Herdy e Rio Waida usaram os aéreos para despachar o americano John Mel, com o brasileiro vencendo a quarta bateria por 13,80 a 13,27 pontos do surfista da Indonésia, que ocupa a vice-liderança no ranking do WSL Challenger Series.
Mateus Herdy usando os aéreos para vencer suas baterias em Ballito. Foto: Pierre Tostee / World Surf League
“Com todo respeito ao John Mel, mas eu e o Rio (Waida) somos grandes amigos. Nós ficamos olhando um pro outro, como se fosse só nós na bateria e foi muito divertido”, disse Mateus Herdy. “Ele (Rio Waida) me inspira bastante, já tem uma vitória no CS (Challenger Series na Austrália), mas agora é a minha vez (risos). Estou fora de casa desde o início do ano, trabalhando bastante e tento honrar cada convite (wildcard) que recebo. Meu surfe se encaixa no tour, então quero fazer meu 100% o tempo todo”.

Antes dos homens competirem, as mulheres abriram a sexta-feira disputando classificação para as oitavas de final. A segunda fase começou com duas eliminações de surfistas da América do Sul, ambas ficando em terceiro lugar nas baterias. Na primeira, a peruana Daniella Rosas foi barrada pela australiana Bronte Macaulay e pela portuguesa Teresa Bonvalot. Na segunda, a jovem brasileira Laura Raupp perdeu para a havaiana Zoe McDougall e a neozelandesa Paige Hareb.

As outras duas sul-americanas competiram juntas na sexta bateria e a ex-top do CT 2022, Bettylou Sakura Johnson, fez uma das melhores apresentações do dia. A havaiana somou notas 7,83 e 6,83 para vencer por 14,66 pontos. A brasileira Summer Macedo também surfou bem, para passar para as oitavas de final em segundo lugar, com notas 5,93 e 5,50. Em terceiro ficou a norte-americana Sawyer Lindblad e em último a peruana Arena Rodriguez Vargas.
Summer Macedo confirmando o Brasil nas oitavas de final na África do Sul. Foto: Pierre Tostee / World Surf League
PRÓXIMAS BATERIAS DO BALLITO PRO NA ÁFRICA DO SUL:

OITAVAS DE FINAL – 9.o lugar com 3.500 pontos: 
——-últimos resultados da sexta-feira:
1.a: Bronte Macaulay (AUS) 10,47 x 8,10 Paige Hareb (NZL)
2.a: Zoe McDougall (HAV) 11,17 x 8,50 Teresa Bonvalot (PRT)
——-baterias que vão abrir o sábado:
3.a: Alyssa Spencer (EUA) x Vahine Fierro (FRA)
4.a: Macy Callaghan (AUS) x Dimity Stoyle (AUS)
5.a: Molly Picklum (AUS) x Summer Macedo (BRA)
6.a: Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Tessa Thysen (FRA)
7.a: Caitlin Simmers (EUA) x Nikki Van Dijk (AUS)
8.a: Sophie McCulloch (AUS) x Rachel Presti (ALE)

OITAVAS DE FINAL – 9.o lugar com 3.500 pontos: 
1.a: Alejo Muniz (BRA) x Reo Inaba (JPN)
2.a: Keanu Asing (HAV) x Taichi Wakita (JPN)
3.a: Rio Waida (IDN) x Luke Thompson (AFR)
4.a: Mateus Herdy (BRA) x Timothe Bisso (FRA)
5.a: Gatien Delahaye (FRA) x Eithan Osborne (EUA)
6.a: Michael Rodrigues (BRA) x Jacob Willcox (AUS)
7.a: Leonardo Fioravanti (ITA) x Liam O´Brien (AUS)
8.a: Frederico Morais (PRT) x Mikey McDonagh (AUS) Com informações de João Carvalho, WSL Latin America Media Manager.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *