Yanca Costa e Cauã Gonçalves venceram neste domingo,09/07, em Garopaba, Santa Catarina, a segunda etapa do Dream Tour 2023. Enfrentaram Julia Santos e Artur Silva na grande final. Yanca conseguiu fazer o que precisava para se manter desde o ínicio da bateria final, na frente. Já Cauã superou o cearense Artur Silva de virada.
“Só quero agradecer a Deus, a minha família, a todo mundo que torceu por mim. Isso tudo vem de muita dedicação, trabalho e assim estou colhendo os frutos. Meu principal objetivo era ganhar uma etapa do Dream Tour, agora com certeza é continuar trabalhando para conquistar o título brasileiro”, celebra Cauã Gonçalves.
Contrariando as previsões, o mar da praia da Ferrugem, em Garopaba (SC) amanheceu nesse domingo de finais pesado e difícil. A primeira semifinal a entrar no mar foi a feminino, nela a catarinense Tainá Hinkel, bicampeã catarinense profissional, não passou pela inspirada paulista Julia Santos que venceu nesse sábado, 08/07, a Expression Session com um lay back de qualidade, que lhe rendeu 5 mil reais na conta em um dia Off de baterias. Taina fez a maior nota de todo evento 9,33.
O sol, presente durante toda a semana mesmo no frio do inverno, apareceu novamente para esquentar a disputa da sua xará de São Paulo Sol Carrion contra a experiente representante do Rio de Janeiro Yanca Costa, que estava assessorada, luxuosamente, por seu irmão Cauã Costa que fez o melhor somatório de todo o campeonato 17,40. Venceu por 9,03 x 8.83.
Na semifinal masculina, Cauã Gonçalves venceu Weslley Dantas, por 16,16 x 15.73, apontado como o grande favorito a vencer o evento baseado nas suas radicais apresentações anteriores, e avançou a decisão. Na final, venceu, por 11.37, o cearense Artur Silva que fez 10 pontos nas duas ondas computadas
Yanca Costa, na final, aproveitando que Julia Santos não se encontrou no mar, venceu sem problemas por 7.83 x 2.50. Com a vitória, Yanca somou mais 10 mil pontos e foi para a primeira colocação do ranking feminino brasileiro.
“Eu fui levando bem desde o início do campeonato porque estou com muita dor na virilha e não pude dar o meu 100%, mas fiz o que precisava ser feito para vencer as baterias, dei tudo de mim dentro da água e funcionou. Estou muito feliz. Todas as minhas amigas estão aqui, o meu irmão está aqui, foi muito legal, nem estou acreditando”, conta a atleta que agora é a nova líder do ranking.
“Fechamos com chave de ouro a etapa de Garopaba. A praia da Ferrugem nos recebeu de forma excepcional, já que todos os dias tivemos ondas incríveis e a comunidade incentivando os atletas. Vamos levar o Dream Tour para todo o Brasil e transformar a história da modalidade no país. Este é só o começo!”, disse Teco Padaratz, Presidente da CBSurf.
As vitórias premiaram os atletas com o valor de 40.000 reais e 10.000 pontos no ranking da Divisão Principal da Confederação Brasileira de Surf. Esta foi a segunda etapa do Dream Tour 2023. A primeira,em Xangri-lá-RS, Ian Gouveia e Silvana Lima venceram levando R$40 mil e 10 mil pontos no ranking da competição. As próximas etapas serão em Florianópolis (SC -30/8 a 7/9), Baía Formosa (RN -19 a 27/9), Rio de Janeiro (RJ– 14 a 22/11) e Fernando de Noronha (PE – 12 a 20/12).
Acompanhe por aqui!