O tempo permaneceu nublado e com boas ondas na faixa de 1 metro na série nesta quarta-feira(13/09) para a realização das doze baterias da primeira fase Feminina neste terceiro dia de competição no São Chico ProTaça Brasil CBSurf 2023. Esta é terceira etapa do circuito da divisão de acesso à elite do surf nacional no Dream Tour 2024 realizado pela Confederação Brasileira de Surf.
Destaque para a líder do circuito Júlia Duarte(RJ) que venceu a sétima bateria do dia marcando a maior nota da competição até o momento (9.17) nas duas categorias. “As ondas estão boas aqui na Prainha, um lugar que me dou bem e que gosto de vir. Vamos confiante para a próxima tentando repetir as boas atuações” declarou a carioca, que no último domingo venceu a segunda etapa do Circuito Fecasurf Pro na categoria Feminino em São Francisco do Sul(SC).
Na bateria seguinte a paraibana Diana Cristina fez uma nota 9.0 e outra 7.83 para marcar o maior somatório do evento até o momento (16.83 pts) e venceu a disputa contra as jovens Luara Mandelli(PR) e Maria Autuori(SC), “Fui abençoada com aquela onda que veio na hora certa pra mim e valeu 9.0 pontos. Fico feliz por estar entre os melhores do Brasil e poder fazer a maior média do evento até o momento nas duas categorias. Seguimos no foco atrás de mais um bom resultado neste ano” disse Diana Cristina.
Terceira fase Masculina concluída
Após o encerramento da primeira fase Feminina foi a vez terceiro round Masculino entrar na água, com a vitória do paulista Wesley Dantas que somou 12 pontos logo na primeira bateria. Alan Donato(PE) ficou com a segunda colocação e também confirmou presença na quarta fase.
Na bateria seguinte o potiguar Israel Junior (RN) (atual campeão brasileiro da CBSurf) foi superado pelas belas atuações de Samuel Joquinha(RN) e Uriel Sposaro(SC) – primeiro e segundo colocados respectivamente.
Matheus Navarro(SC) foi destaque na terceira bateria com um belo lay-back na junção que lhe rendeu 7.0 pontos e a vaga para a quarta fase com o baiano Bino Lopes em segundo. Yagê Araújo(BA) e Messias Felix(CE) dominaram as ações na quarta bateria e também garantiram suas vagas para o próximo round.
Surfista francisquense avança em casa.
O surfista local da Prainha Gustavo Ramos(SC) usou seu conhecimento do pico para se classificar em segundo lugar na sua bateria, atrás do paulista Gustavo Ribeiro. Ambos avançaram para a quarta fase do evento.
“A onda da Prainha é difícil, e mesmo eu sendo de São Chico, às vezes tenho dificuldade de fazer uma boa leitura do mar. Cresci surfando aqui, então a gente conhece alguns atalhos nessas ondas que podem nos ajudar no decorrer da competição” disse Gustavo Ramos(SC).
O líder do ranking da Taça Brasil CBSurf 2023 Lucas Vicente(SC) venceu a sétima bateria com a maior nota deste confronto(8.0), seguido pelo paulista Renan Pulga em segundo. A nona bateria foi vencida pelo catarinense Willian Cardoso com o paulista Igor Moraes na segunda posição.
A maior nota do evento na categoria Masculina aconteceu na última bateria do dia. Com um aéreo reverse completo que lhe valeu 9.0 pontos o paulista Felipe Oliveira venceu a bateria, saindo da quarta para a primeira posição da disputa nos minutos finais.
“Em 2019 eu venci uma etapa da CBSurf aqui na Prainha, e sabia que essa onda poderia vir. Fiquei meio perdido no inicio da bateria, mas preferi surfar sozinho. A onda veio e fui para “ou tudo ou nada!”. Tinha acompanhado a bateria do Pedro Araújo e vi ele mandando uns aéreos bem pontuados naquele canto. Então resolvi trocar de prancha e pegar uma boa para mandar aéreo e deu certo a escolha. Vamos com fé para o próximo” disse Felipe Oliveira.