Categorias
instant articles Uncategorized

Derek Rabelo segue jornada de resiliência, sabedoria e triunfo de um um surfista cego

No grande palco que é a vida onde desafios e triunfos se entrelaçam, emergem histórias inspiradoras que transcendem as barreiras do convencional. Entre essas histórias extraordinárias, encontramos pessoas como Derek Rabelo, cujo a trajetória é de uma verdadeira epopeia de superação.

Por: Marcos Aurélio Chagas.

Derek Rabelo – Foto: Divulgação

Natural da bela Guarapari (ES), hoje vivendo no Campeche, em Florianópolis, Derek Rabelo nasceu com um glaucoma congênito que tirou sua visão nos seus primeiros dias de vida. Com determinação desde sempre, Derek não permitiu que sua deficiência o limitasse diante de obstáculos que poderiam parecer intransponíveis, com força, atitude e determinação, o jovem capixaba não deixou de ir atrás de seus sonhos, encontrando na resiliência e na força os alicerces para se tornar um dos jovens esportistas mais inspiradores do mundo. Bem-vindos ao mundo de Derek Rabelo, uma verdadeira lenda.

Cada passo dado por Derek é um testemunho de coragem, a deficiência passa longe de ser um entrave para seus objetivos, Derek já nasceu surfista, percebe-se isso em seu nome, inspirado na lenda havaiana Derek Ho, campeão mundial de surfe em 1993, falecido em 2020. Rabelo conheceu Ho no Havaí em fevereiro de 2012, na faixa de areia de Pipeline, onda que consagrou a lenda havaiana e que moldou Derek, o Rabelo, para desafios ainda maiores. Rabelo conta que Ho ficou super emocionado ao saber que alguém em um país tão distante teria recebido o nome em homenagem a ele, obviamente os Dereks viraram amigos, surfaram juntos muitas vezes em Pipeline e pouco antes da passagem de Ho, eles surfaram juntos também em Trestles. Derek Ho nos deixou cedo, aos 55 anos, mas, Derek Rabelo cumpre com méritos a responsabilidade de ter um nome com tanto peso e história no surfe.

Derek em Nazaré, Portugal. – Foto: Bruno Lemos

Apesar de já ter nascido surfista, só aos 17 anos Derek Rabelo teve sua primeira experiência com o surfe, desde muito cedo ele ia para a praia com seu pai e seus tios, Derek se encantava com o barulho do mar, ele podia perceber e sentir cada onda quebrando lá fora, então, seu pai resolveu ter a atitude que mudaria sua vida para todo sempre, levar o garoto sem visão para o outside, desde então a vida de Derek foi naturalmente moldada para o surfe, ele acabou se tornando surfista profissional, viajou para mais de 25 países em busca de ondas gigantes e desafiadoras, ondas como Pipeline, Teahupoo e a assombrosa Nazaré, foram domadas por um garoto obstinado em ultrapassar todos os obstáculos para viver seus sonhos, Derek diz: “Se você pode sonhar e ver os seus sonhos, você também pode realizá-los”, com esse pensamento em mente o cara tornou-se uma força impulsionadora, obviamente, sua história inspiradora não poderia deixar de ser contada.

A coragem e sabedoria adquirida por Derek dentro do mar, levou o capixaba hoje residente em Florianópolis a desbravar novos horizontes, o esforço constante embutido em suas vitórias dentro d’água, arrastou Derek para o profissionalismo também fora d´água. Hoje Derek celebra seus talentos, habilidades, paixões e seu legado de superação em ambientes coorporativos, sua história serve como farol para profissionais nas mais diferentes áreas, Derek tornou-se um requisitado palestrante, suas palestras abordam temas relacionados a superação e motivação, Derek já palestrou para grandes companhias e eventos, não apenas aqui no Brasil, mas também na Austrália, Estados Unidos e em alguns países europeus, mostrando que vive diariamente superando seus próprios limites. A vida vai “muito além do que se vê”.

Meu primeiro contato com Derek se deu através do programa “Surf em Debate”, ao qual tive a honra de ser convidado por Klaus Kaiser e Giovanni Mancuso para substituir Klaus na bancada, dentre os tantos episódios que fiz, aquele foi um dos mais inspiradores, um episódio superdescontraído onde Derek e Figue Diel contavam suas histórias. Posteriormente nos conhecemos pessoalmente em um evento em Maracaípe/PE, dividimos o mesmo quarto de uma confortável pousada pôr um fim de semana inteiro, conversamos bastante sobre tudo, a sabedoria e bom humor de Derek se encontravam em perfeita harmonia com minha visão mais sisuda e pragmática sobre muitos aspectos da vida, sobre tudo com relação ao ambiente e momento do surfe, tendo a doce Serena, seu cão guia, como observadora e mediadora das desavenças que não ocorreram.    

Derek | Foto: Divulgação

Além das palestras mundo à fora, Derek passou a compartilhar sua história de vida com milhões de pessoas através de seu longa-metragem “Beyond Sight”, e seu livro, “Beyond These Eyes”, Derek também participou de inúmeros documentários, séries, e campanhas publicitárias.

Os trabalhos de Derek não se restringem a surfar ondas gigantes e a dar palestras, eles orbitam também por áreas comerciais, campanhas, publicidade e propaganda, sempre entregando muita inspiração, superação e carisma.

Hoje, além palestrante de sucesso e local máster no Campeche, Derek também se tornou treinador e mentor de palestrantes, entregando conteúdos exclusivos no setor coorporativo e de eventos, no Brasil e no mundo, com palestras em vários idiomas.

Com toda essa bagagem, meu amigo Derek Rabelo desembarca em Salvador no próximo dia 13/01, para ministrar uma palestra no dia 14, em um hotel fechado para colaboradores da Villa Camarão, uma grande distribuidora nacional de camarões. Derek vem compartilhar sua sabedoria, proporcionando atalhos para que planos se tornem realidade, sua história não é apenas sobre superação, mas também sobre a redefinição de conceitos preestabelecidos e o desmantelamento de estigmas, ao invés de perceber suas deficiências como limitações, Derek convida as pessoas a reconhecê-las como oportunidades de autoconhecimento e percepção de suas potencialidades, sempre com o alto astral que lhe é característico, Derek fala sobre “TRANSFORMAÇÃO”.

Foto: Acervo pessoal

Aproveitando o fato de estar em Salvador, Derek me ligou avisando que quer “destinar todo seu apetite para o dendê”, ele quer comer nosso Acarajé e a famosa Moqueca Baiana. Como bom amigo, admirador e anfitrião, obviamente vou leva-lo para esse passeio gastronômico somente depois da palestra, afinal, para não baianos, passar ileso por essa experiência é um desafio quase tão grande como as ondas que Derek surfa.    

Derek é um testemunho vivo de que a verdadeira grandeza não conhece limites, Ele diz: “É preciso força e coragem para vencer desafios – o que não te desafia não te transforma.”​ É presenteando-nos com essa visão, que Derek vai iniciar seu ano profissional em 2024.  

A história única de Derek não se resume a grandes páginas de desafios, ela é um testemunho vibrante de resiliência, determinação e triunfo. Diante das adversidades impostas pela deficiência, Derek emergiu como um verdadeiro exemplo de força interior e superação, Derek Rabelo é o único surfista no mundo com cegueira total a surfar Pipeline, Teahupoo e Nazaré, seu documentário lançado globalmente mostra a busca do surfista por ondas gigantes, sua vida além do documentário mostra uma história única no planeta, de alguém que viaja o mundo inteiro enxergando a vida através dos olhos de sua doce Serena, com beleza, alegria, bom humor e o dom de fazer bons amigos, eu tive a sorte e o prazer de ser um deles, obrigado ao surfe, obrigado Derek!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *