Atletas de todas as partes do litoral brasileiro estão em Paracuru para o início, nesta segunda-feira (18) do Circuito Taça Brasil, a divisão de acesso à elite do surfe nacional, nas boas ondas da Praia do Ronco do Mar, em Paracuru (CE).
Vinte e duas baterias foram realizadas e um dos grandes destaques do dia foi o surfista local , Jhone Fran, que aproveitou o profundo conhecimento do pico para cravar a maior média do dia, um 8,67. Fran não se intimidou com os ataques do de Deivisson Santos, que colocou muita pressão na bateria, e avançou para o próximo round na primeira colocação, trazendo o pernambucano em segundo.
Quem também comemorou uma vitória contundente foi Theo Fresia (RJ), que cravou o maior somatório do dia, 15,17. Campeão Brasileiro Profissional Sub 21, Campeão Carioca Profissional e competidor do Circuito Mundial WQS, tendo inclusive feito finais em eventos internacionais, o carioca mostrou que está no rip das competições e performou muito bem na abertura do evento. Em entrevista após a bateria, Theo mostrou muita maturidade com uma nova abordagem de profissionalismo:
“Estou muito contente com o resultado, pois, é fruto de muito esforço… Eu sou o meu próprio patrocinador. Tenho uma escola de surf e também comercializo aulas on line como forma de viver do esporte, além de minha carreira como atleta profissional… Então gostaria de agradecer à minha família, à Deus e aos meus alunos, que confiam no meu trabalho e potencial e caminham comigo nessa jornada…”, declarou o atleta.
Destaque também para o Bicampeão Cearense Profissional Charlie Brown, que mostrou estar em grande forma avançando sua bateria na primeira colocação e mostrando a força dos surfistas cearenses na competição.
Mas, o evento não ficou restrito aos destaques locais e da nova geração do surf nacional. O ex-top WCT Wiggolly Dantas, irmão do atual Campeão Brasileiro do Dream Tour, Weslley Dantas, foi mais um que deu show nas ondas da Praia do Ronco do Mar para delírio dos que acompanhavam o evento desde o início da competição, já que ele estreou na segunda bateria do evento, ainda pela manhã.
A etapa de abertura do Circuito Taça Brasil, a divisão de acesso à elite do surfe brasileiro, rola entre os dias 18 e 24 de março e ao final do circuito irá promover ao Dream Tour os 16 melhores surfistas da categoria masculino, e as 8 melhores da categoria feminino. 339 atletas estão inscritos nessa etapa que inaugura o novo formato da competição, com o status 10.000. A premiação será de R$ 200.000 (duzentos mil reais) divididos entre homens e mulheres.