Categorias
instant articles Uncategorized

Sábado dedicado a selecionar os finalistas da primeira etapa da Taça Brasil

O quinto dia de disputas da etapa de abertura do Circuito Taça Brasil de Surf Profissional, evento integrante do Pena Surf Festival 2024 que acontece até o próximo domingo, 24/03, nas perfeitas ondas da Praia do Ronco do Mar, Paracuru(Ce), foi dedicado exclusivamente à categoria Masculino com a realização de 16 baterias, finalizando o dia definindo os duelos de quartas de final.

Pernambucano Luan Ferreyra esta entre os oito melhores. Foto: Lima Jr/CBSurf

O dia começou com as 16 baterias da Fase 5 da competição, o round de ajustes, onde três atletas disputam entre si duas vagas para as oitavas de final, quando as disputas entram no formato homem x homem.

Com a maré ainda seca, os atletas tiveram de se superar para aproveitar as pequenas ondas que quebravam na Praia do Ronco do Mar. Nesta fase os destaques ficaram por conta das boas atuações de Samuel Igo (PB) e Rafael Venuto (CE). Samuel protagonizou uma disputa eletrizante com os cearenses Michel Roque e Charlie Brown. Em sintonia com as ondas e encaixado com a prancha, o Índígena paraibano venceu mais uma bateria em um momento difícil do mar, mostrando toda a sua versatilidade e feeling para encontrar as ondas no momento certo. Em sua primeira onda ele desferiu nada menos que 10 batidas de backside para abrir a bateria com um 7,50 e mostrar mais uma vez que não estava ali a passeio e avançar na primeira colocação.

Fotografo Lima Jr/CBSurf enquadrando Deivisson Santos e Artur Silva

Outro destaque nesta fase foi a atuação do cearense Rafael Venuto, fazendo 8,67 no último minuto da última bateria da Fase 5 da competição. Pacientemente, Venuto segurou a prioridade por mais de cinco minutos até que a melhor onda da bateria entrou na bancada para ele fazer a sua terceira nota no critério de excelente em uma onda em que ele combinou dois cutbacks, batidas passando e jogando a rabeta e uma finalização na junção que lhe alçaram para a primeira colocação da bateria.

Inaugurando a fase de duelos homem x homem a Fase 6 da competição foi realizada por completo com 16 baterias caindo na água para definir as quartas de final e afunilando cada vez mais o evento.

Destaque para Israel Júnior (RN) que usou bem a prioridade para pegar a melhor onda que entrou na bateria e desferir boas rasgadas de backside, com cutbacks alongados finalizando com uma forte batida na junção para assinalar um 8,50. Nessa bateria o Campeão Brasileiro Profissional do ano de 2022 mostrou que é um dos favoritos ao título da etapa de abertura da Taça Brasil avançando direto para as quartas de final:

Israel Junior em um angulo privilegiado. Foto: Lima Jr/CBSurf

“A bateria foi muito boa, com altas ondas. Confesso que fiquei com um pouco de medo de não dar onda na bateria, porque isso aconteceu em algumas baterias, mas eu sou de Baía Formosa, uma onda que tem uma semelhança muito grande com essa onda aqui do Ronco do Mar e é um lugar onde eu me sinto muito em casa. Então eu estou muito feliz competindo aqui, feliz pela bateria, pelas ondas que rolaram, pelos scores que eu fiz, mas agora é descansar e ficar preparado para as quartas de final do evento. A minha tática é continuar pegando minhas ondas tranquilo, sem pressão, a minha prancha está muito boa, foi a mesma que eu competi aqui no ano passado e fiquei em terceiro lugar, e é isso. Só quero continuar me divertindo”, declarou Israel.

Destaque também para Leo Andrade (ES), que protagonizou uma virada eletrizante no final da penúltima bateria do dia para ser mais uma a avançar para as quartas de final. Ele teve paciência de esperar a onda e fez um combo incrível de manobras, com fortes batidas, cutbacks, rasgadas potentes finalizando explodindo na junção, para vencer a bateria e garantir mais uma das cobiçadas vagas nas quartas de final.

Entre os surfistas cearenses destaque para Michel Roque e Artur Silva, que também venceram suas baterias e estão garantidos entre os oito melhores do evento.

Representando os surfistas locais de Paracuru, Thiago Eduardo foi mais um cearense que venceu nas oitavas e também está nas quartas de final.

Pedro Dib fez a maior nota até aqui. Foto: Lima Jr/CBSurf

Completando a lista dos oito melhores da competição tivemos ainda Ryan Kainalo (SP), Luan Ferreira (PE) e Pedro Dib (SP), este último fechando os trabalhos do dia com uma excelente performance assinalando um dos maiores somatórios do dia, 16,00 e igualando a maior nota do evento, 8,67.

Neste sábado,23/03, penúltimo dia do evento promete ainda mais emoções com os homens e mulheres definindo os semifinalistas que irão para o dia final. Então a programação para o sábado é a seguinte, a Chamada para o Evento está prevista para ‘as 10h30, com possível início da competição às 11h, com as baterias da Fase 3 da categoria Feminino, seguidas pelas quartas de final Masculino e quartas de final Feminino. Lembrando que todo cronograma está sujeito a alterações.

Deyvson Santos. Foto: Lima Jr/ CBSurf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *