Reunindo os melhores atletas do país nas categorias Master, Gran Master, Kahuna, Gran Kahuna e Legends. O Rio Surf Festival distribuirá R$100.000,00 (cem mil reais) em dinheiro, divididos entre os melhores atletas colocados do Circuito CBSurf Master Tour e do CBSurf Longboard que acontecerá assim que finalizar a disputa entre os Masters. Esta será a maior premiação da história do circuito oferecida para estas categorias.
As ondas reagiram para a abertura do Rio Surf Festival 2024 nesta terça-feira (18), após vários dias com condições adversas na praia da Macumba. “Com muita satisfação estamos aqui no Rio de Janeiro, que é um dos grandes palcos das principais competições do surf nacional, sediando o Rio Surf Festival 2023. Estávamos acompanhando a evolução do mar com a transição da maré, que encheu na parte da manhã e melhorou bastante durante o dia” disse o lendário big rider pernambucano dos anos 80, Fábio Quencas, diretor de prova do Rio Surf Festival.
Para a seletiva do Mundial da ISA, que será disputado em três categoria: de 40 a 49 anos, 50 a 59 anos e acima de 60 anos, estarão classificados os quatro melhores ranqueados das categorias 35+, 40+ e 45+, os quatro melhores entre 50+ e 55+ e para a última faixa os 60+, todos da categoria Masculina, há disputarem suas vagas ao final do Rio Surf Festival. As atletas com idades correspondentes de 40 a 49 anos, 50 a 59 anos e 60+ anos serão indicadas pela Confederação já que essa categoria não está em disputa no circuito brasileiro 2024 da CBSurf. Os vencedores destas categorias nas respectivas seletivas se classificarão para defender a equipe brasileira no Mundial da ISA (International Surfing Association) que será realizado em El Salvador no mês de outubro.
A categoria Kahuna (45+) abriu o dia de competição, com a realização das 12 baterias da primeira fase. Jerônimo Bomfim (BA) e Klinger Peixoto (AL) estão empatados na liderança do ranking e venceram suas disputas, começando bem a etapa.O destaque dessa rodada foi o baiano radicado no Rio de Janeiro Wilson Nora, que estabeleceu a maior nota (6.83) e somatório (11.50) dessa primeira rodada na Kahuna.
“Não tenho tido muito tempo pra treinar, pois estou com filho pequeno. Aproveitei que a etapa esta sendo realizada aqui em casa para competir. As ondas estão reagindo, mas estão difíceis quebrando próximo da beira. Procurei pegar uma onda mais atrás e fazer um movimento só com qualidade, e essa estratégia deu certo”, comentou Wilson Nora que disputa o primeiro evento do circuito CBSurf Master Tour neste ano.
Na sequência foi a vez da categoria Grand Kahuna (50+) entrar na água, com a realização de nove das 12 baterias do primeiro round. O cearense Rogério Dantas, vencedor das duas etapas do Circuito CBSurf Master Tour 2024 realizadas neste ano em Santa Catarina e Sergipe, estreou na sétima bateria e venceu com grandes atuações, avançando para o próximo round. Apesar da grande atuação do líder Cearense, o maior somatório da Grand Master ficou para o niteroiense radicado nas Ilhas Canárias Gilmar Catelani, com 9.60 pts em suas duas melhores ondas.
A competição retorna nessa quarta-feira com as três baterias restantes do primeiro round da Grand Kahuna, a partir das 6:30 hs com possível início às 7:00 hs.
As emoções do Rio Surf Festival 2024 terão transmissão ao vivo pelo canal CBSurfPLAY e no site www.cbsurf.org.br . Acompanhe também a cobertura do evento nas redes sociais da CBSurf pelo Instagram da entidade.
Rio Surf Festival 2024 é uma realização da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf e FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro). Com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Esporte e Lazer e apoio da Fu-Wax, Surfland Brasil, Recreio Surf Club e Jisk.