Categorias
instant articles Uncategorized

Cinco surfistas do Brasil estreiam com vitórias no Vivo Rio Pro em Saquarema

Nessa quinta-feira, 27/06, o segundo dia da etapa brasileira do CT da WSL já está no mar. O show começou na quarta-feira na Praia de Itaúna.Tatiana e Luana já passaram para as quartas de final. Medina, Italo e Yago avançaram para as oitavas de final

Gabriel Medina voando na onda que valeu a primeira nota excelente – 8,00. Foto: @WSL / Daniel Smorigo 
As ondas chegaram na Praia de Itaúna e começou o show dos melhores surfistas do mundo no Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema. Na quarta-feira rolaram 20 baterias e cinco surfistas do Brasil estrearam com vitórias na oitava etapa do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) 2024. Tatiana Weston-Webb e Luana Silva já passaram para as quartas de final e Gabriel MedinaItalo Ferreira e Yago Dora, avançaram direto para as oitavas de final. Os três iniciaram a busca por vaga nos top-5, mas os primeiros do ranking também se classificaram e a disputa prossegue nessa quinta-feira na Capital Nacional do Surf da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, a partir das 7h30, ao vivo pelo Sportv WorldSurfLeague.com.

Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema, começou pela competição feminina e o Brasil estreou em dose dupla na segunda bateria do dia, disputada por três surfistas que vão participar dos Jogos Olímpicos de Paris nos tubos de Teahupo´o, no Taiti. As brasileiras acabaram superando a líder do ranking e campeã da etapa brasileira do CT no ano passado, Caitlin Simmers. A bateria foi toda liderada por Tatiana Weston-Webb, que está na batalha por vaga no grupo das top-5 que irão disputar o título mundial da temporada no Lexus WSL Finals, em setembro em Trestles, na Califórnia.

“Eu acho que esse primeiro rounde é sempre mais complicado, com três meninas na água, então você tem que focar em si mesma, senão você acaba ficando um pouco perdida na bateria”, destacou Tatiana Weston-Webb“Foi uma bateria bem complicada, não foi fácil, mas deu certo no final e estou muito feliz. A torcida brasileira é a melhor do mundo e fico sempre feliz em competir aqui no Brasil. Eu estou confiante, especialmente depois do Taiti e El Salvador, onde eu surfei bem e consegui mostrar o meu surfe. Mas, tem que acontecer algumas coisas pro meu lado e, se Deus quiser, vai dar tudo certo no final”.
Tatiana Weston-Webb conquistou a primeira vitória brasileira no Vivo Rio Pro. Foto: @WSL / Daniel Smorigo
Tatiana se referiu a sua busca por vaga no top-5. Sobre “tem que acontecer algumas coisas” para ela, aconteceu. A francesa Johanne Defay, que ocupa o quinto lugar no ranking, foi eliminada pela havaiana Gabriela Bryan na repescagem e a Tatiana seguiu com chances de tirar o seu lugar nos top-5. Mas, a única possibilidade é a vitória no Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema. A catarinense Tainá Hinckel estreou junto com a Tatiana, depois voltou a enfrentar Caitlin Simmers na repescagem e a californiana só conseguiu a vitória na onda que surfou nos últimos segundos.

Sophia Medina estreou em etapas do CT e não conseguiu mostrar seu surfe. Ela perdeu para a campeã mundial Caroline Marks e Bettylou Sakura Johnson na primeira fase, depois para Brisa Hennessy na repescagem. Já a outra brasileira convidada para competir em Saquarema, Luana Silva, passou direto para as quartas de final, derrotando a própria Brisa e a Gabriela BryanBrisa Hennessy é a terceira do ranking e será a próxima adversária da Tatiana Weston-Webb na segunda quarta de final. Luana Silva entra na terceira com a defensora do título do Vivo Rio ProCaitlin Simmers.
Luana Silva ganhou a disputa pela última vaga direta nas quartas de final (Crédito da Foto: @WSL / Daniel Smorigo)
ESTREIA DOS HOMENS – Depois da primeira fase feminina, foi realizada a rodada de apresentação dos melhores surfistas do mundo e os convidados Samuel Pupo e João Chianca, foram as únicas baixas do Brasil no primeiro dia. Eles perderam na primeira fase e na repescagem também, terminando em 17.o lugar no Vivo Rio Pro em SaquaremaChumbinho foi barrado pelo líder do ranking, John John Florence, no primeiro duelo eliminatório na Praia de Itaúna. E o Samuca parou no número 3, Griffin Colapinto.

Já os três titulares da “seleção brasileira” após o corte da elite no meio da temporada, continuam batendo na porta de entrada dos top-5. Gabriel Medina ocupa a sexta posição, Italo Ferreira está na sétima e Yago Dora na oitava. A briga entre eles e o quinto colocado, Jordy Smith, é fase a fase e ficará na frente quem conseguir o melhor resultado em Saquarema. O sul-africano também passou direto para as oitavas de final e segue defendendo sua vaga. Na sequência, Medina levantou a torcida com o primeiro show do dia, acertando um aéreo incrível e fazendo o maior placar da quarta-feira, 14,93 pontos contra o indonésio Rio Waida e o italiano Leonardo Fioravanti.
SAQUAREMA, RIO DE JANEIRO, BRAZIL – JUNE 26: Three-time WSL Champion Gabriel Medina of Brazil after surfing in Heat 6 of the Opening Round at the VIVO Rio Pro on June 26, 2024 at Saquarema, Rio De Janeiro, Brazil. (Photo by Thiago Diz/World Surf League)
“Estou feliz de estar no Brasil, não tem torcida parecida com essa daqui, então pra gente é muito gratificante competir aqui”, disse Gabriel Medina, que falou sobre essa batalha por vaga nos top-5. “A briga está boa, está todo mundo embolado, só falta essa etapa e Fiji, então essa aqui é crucial. Mas, só estou pensando nessa etapa daqui. Quero ir bem, me concentrar bateria por bateria, não quero saber de matemática, só quero ir lá e dar show. A gente esperou alguns dias, mas finalmente as ondas chegaram e está um pouco difícil lá fora, então tem que aproveitar as oportunidades e estou feliz com a vitória”.

Medina também falou sobre competir pela primeira vez junto com sua irmã, Sophia Medina, em uma etapa do CT: “A Sophia é a nossa pupila da família, então é um orgulho. Crescer com ela sempre surfando comigo, me perguntando sobre as coisas, tendo essa troca de aprender e ensinar, é muito gratificante. Ver ela hoje em dia aqui, competindo junto comigo, independente do resultado, acho que vale a experiência. Eu já passei por isso, sei como é a caminhada, então espero que ela aproveite a oportunidade do melhor jeito possível”.
Quarta-feira de praia lotada na abertura do Vivo Rio Pro em Saquarema. Foto: @WSL / Thiago Diz
Mesmo sendo uma quarta-feira, a Praia de Itaúna ficou lotada e a torcida vibrava intensamente a cada onda surfada, especialmente pelos brasileiros. O campeão mundial e primeiro medalha de ouro da história do surfe nas Olimpíadas, Italo Ferreira, agitou o público já quando passava pela passarela do Vivo Rio Pro em direção ao mar.

Dentro d´água, ele deu o seu show de aéreos logo nas primeiras ondas e largou na frente. Mas, o norte-americano Crosby Colapinto conseguiu a maior nota do dia – 8,17 – e liderou o confronto, até o Italo pegar uma direita no último minuto. O “Brabo” já mandou um aéreo de backside e fez mais duas manobras para ganhar nota 7,50 e vencer por 14,50 pontos, contra 13,94 do californiano e 8,50 do australiano Liam O´Brien, que ficou em último.

“Eu queria ter matado a bateria no início, seria mais fácil. Mas achei a oportunidade no final ali e fico feliz por ter feito a nota necessária pra virar”, disse Italo Ferreira“Eu comecei bem a bateria, só que meu adversário (Crosby Colapinto) foi melhor do que eu. Quando eu vi que ele fez 8 pontos, ele olhou pra mim, aí falei: ah é, então espera aí! Eu queria uma esquerda pra dar um voo bem alto, mas entrou uma direita que foi pro canal, aí entrei porque se ela fechasse, eu dava um aéreo, aí deu tudo certo”.
Italo Ferreira no aéreo de backside na onda que confirmou a sua vitória. Foto: @WSL / Daniel Smorigo
DEFENSOR DO TÍTULO – Os três brasileiros disputaram as últimas baterias da primeira fase e Yago Dora também ganhou a dele, em sua primeira defesa do título de campeão do Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema. Yago está vindo de um vice-campeonato na final com o havaiano John John Florence na etapa de El Salvador.

Este resultado o levou para o oitavo lugar no ranking e entrou na briga direta por vaga nos top-5 também. Yago começou bem a sua primeira bateria na Praia de Itaúna e confirmou a vitória na última onda, que valeu 6,93. Com essa nota, atingiu 13,60 pontos contra 11,33 do sul-africano Matthew McGillivray e 7,73 do californiano Jake Marshall, que está logo abaixo dele no ranking.

“É sempre bom começar avançando. Eu comecei já fazendo duas notas legais no início, isso sempre dá um certo conforto e no final só tive que administrar. É até bom que você não precisa fazer tudo no primeiro rounde, quando você consegue surfar e ir se soltando durante a competição”, disse Yago Dora“Estamos indo pra reta final dos top-5, então essas duas etapas são muito importantes. Acredito que as duas favorecem bastante a gente, o surfe dos brasileiros. Os três que estão ali são goofies, essa onda aqui predominantemente é uma esquerda, Fiji também é uma esquerda, então vai ser legal essa reta final”.

Yago Dora também respondeu sobre conseguir o bicampeonato no Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema. No ano passado, ele festejou a sua primeira vitória em etapas do CT, com uma também inédita nota 10 na divisão de elite do surfe mundial: “Seria incrível. A gente viu que isso é possível pelo Filipe (Toledo) né, com três vitórias seguidas aqui. Então eu me inspiro nisso e vou tentar fazer acontecer também pro meu lado. O clima e a vibe desse evento, é especial pra mim, gosto muito dessa energia da galera”.
Yago Dora começou a defender o título do Vivo Rio Pro com vitória. Foto: @WSL / Daniel Smorigo
OITAVAS DE FINAL – Os surfistas que já se classificaram para as oitavas de final, aguardam os resultados dos quatro últimos duelos da repescagem, para saberem quem vão enfrentar. O único confronto já formado é o quinto, com o líder do ranking, John John Florence, enfrentando o também havaiano Seth MonizItalo Ferreira será o primeiro brasileiro a tentar vaga para as quartas de final do Vivo Rio Pro em Saquarema. Ele está escalado na segunda bateria, depois tem Gabriel Medina aguardando seu oponente na quarta e Yago Dora defendendo o título da etapa brasileira na sexta bateria.

Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema promove a oitava etapa do World Surf League Championship Tour 2024 com patrocínios  da Vivo, Corona, Red Bull, Banco do Brasil, Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Saquarema, Natura Kaiak, Bamba, Mãe Terra, Florence, EY, SHISEIDO, YETI, Bonsoy, Eventbrite, Surfline, True Surf e será transmitido ao vivo pelo SportvGloboplayWorldSurfleague.com e Aplicativo da WSL.

PRÓXIMAS BATERIAS DO VIVO RIO PRO EM SAQUAREMA:

SEGUNDA FASE – REPESCAGEM – 17.o lugar com US$ 12.000 e 1.330 pontos:
5.a: Jake Marshall (EUA) x Connor O´Leary (JPN)
6.a: Cole Houshmand (EUA) x Matthew McGillivray (AFR)
7.a: Crosby Colapinto (EUA) x Imaikalani deVault (HAV)
8.a: Kanoa Igarashi (JPN) x Ryan Callinan (AUS)

QUARTAS DE FINAL – 5.o lugar com US$ 20.000 e 4.745 pontos:
1.a: Caroline Marks (EUA) x Sawyer Lindblad (EUA)
2.a: Brisa Hennessy (CRC) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
3.a: Caitlin Simmers (EUA) x Luana Silva (BRA)
4.a: Molly Picklum (AUS) x Gabriela Bryan (HAV)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *