Categorias
instant articles Uncategorized

Competição de surfe para crianças em Porto de Galinhas

de base vai preparar os novos campeões pernambucanos. Serão três etapas realizadas na praia do Borete em Ipojuca

Vitor Gabriel já compete entre os adultos. Foto: @alexandregondimfotografia

O surfe cresce como esporte, se tornou mais visualizado após sua entrada nas Olimpíadas e com os atuais representantes brasileiros nos maiores eventos mundiais são referência de surfe moderno e competitivo. Só que para esse sucesso todo se prolongar, permanecer vitorioso nas próximas gerações é necessária uma preocupação com o treinamento e aperfeiçoamento do surfe de competição para as categorias de base.

Apresentado pelo Governo de Pernambuco através da Secretaria de Educação e Esportes, representado pelo Secretário Executivo de Esportes Luciano Leonidio, o projeto Surf Kids, desenvolvido por Luiz Henrique, há 10 anos, vem se preocupando com esse tema e apoiado pela Federação pernambucana de Surf – Fepesurf lança o circuito Surf Kids Geração Futuro, com três etapas que serão realizadas na praia do Borete em Porto de Galinhas, Ipojuca (PE).

A primeira etapa acontecerá dos dias 27 a 29 de setembro, a segunda e a terceira já têm datas marcadas, serão: de 11 à13/10 e de 08 à 11/1. Todas as etapas terão gratuidade nas inscrições.

Além de três dias de competições para a mais jovem “safra” de atletas pernambucanos, haverá palestras e treinamentos aos interessados em aprender mais sobre as regras de julgamento com palestras ministradas pelos árbitros da CBSurf Adler Araujo  e Marília Lacerda. O vice-presidente da Confederação Brasileira de Surf, Paulo Moura, fará uma apresentação contando como foi chefiar a equipe brasileira de surfe nas Olimpíadas de Paris 2024. Nas ondas os jovens surfistas competirão nas categorias SUB 06, 08, 10, 12 e 14, para ambos os sexos.

“Antes nós não tínhamos eventos para as crianças, como os iniciantes competiam com o pessoal de 14 anos, não tinham estímulos para participar dos campeonatos, sempre perdiam na primeira fase. Fiz o primeiro com idade até 18 anos. Fazíamos apenas um evento por ano no Dia das Crianças, 12 de outubro. De lá para cá ganhamos em renovação de atletas e em experiência. O garoto que começava a competir com 12, 14 anos hoje começa com 06. Com essa evolução abriu-se um novo mercado para professores e técnicos de surfe na categoria de base. Foi espetacular o apoio da Federação pernambucana. A tendência é estimular mais a cada ano e com isso conseguirmos atletas novos e experientes em competições. Estamos prontos para fazer o nosso melhor. Obrigado a Geraldo Cavalcanti que fez o primeiro contato pela Federação, que nos abraçou. Agradeço a Deus que fez tudo acontecer”. Contou Luiz Henrique, organizador.

Ismael Parlatto também participa de eventos profissionais. Foto: @alexandregondimfotografia

Realização: Federação Pernambucana de Surf – FEPESurf

Patrocínio: Governo de Pernambuco – Secretaria de Educação e Esportes

Apoio: Prefeitura do Ipojuca, TecCel , Caminho do Surf, Edgo, Jisk, Fu-Wax, Bar do Marcão, Maresia Pousada, Skate Balance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *