Categorias
instant articles Uncategorized

Hurley Pro Sunset Beach a espera de boas ondas no Havaí

Ondas pequenas no sábado e domingo adiam o evento. Previsões indicam ondas maiores a partir de terça-feira,15/02

Sunset. Foto:  WSL / Chlala

Hurley Pro Sunset Beach apresentado por Shiseido não será iniciado neste fim de semana no Havaí. O sábado e domingo, 15/02,  será de ondas pequenas e a próxima chamada já foi marcada para a segunda-feira, às 7h30 no Havaí, 14h30 no Brasil. O prazo da segunda etapa do World Surf League Championship Tour 2022 vai até 23 de fevereiro.

“Não teremos competição hoje (sábado) e nem amanhã”, disse Jessi Miley-Dyer, Vice-presidente de Circuitos e Competições da WSL e Diretora de Prova em Sunset Beach. “Está bem pequeno esta manhã, amanhã (domingo, 13/02) a previsão é menor ainda e estamos apenas no início do período do evento. As previsões apontam que teremos grandes ondas e boas condições em Sunset a partir de terça-feira. Vamos dar uma olhada como vai estar o início deste swell na segunda-feira, mas terça-feira parece ficar ótimo para rolar a competição”.

O prazo começa nesta sexta-feira, 11 de fevereiro, no dia que Kelly Slater completa 50 anos de idade. O maior ídolo do esporte, começou a temporada com vitória nas ondas épicas de Banzai Pipeline e vai defender a liderança do ranking em Sunset Beach, assim como a havaiana Moana Jones Wong, campeã da primeira etapa. Os 36 competidores da categoria masculina e as 18 da feminina, já estão escalados para estrear na primeira fase.

Kelly Slater. Foto: Tony Heff/WSL

Caio perdeu sua vaga na elite do CT em 2021 e aproveitou muito bem o convite da World Surf League, conseguindo o seu melhor resultado em Pipeline. Ele e Miguel Pupo dividem o terceiro lugar no primeiro ranking de 2022, com ambos só perdendo nas semifinais. Caio foi escalado na segunda bateria, com dois surfistas que ficaram em quinto lugar em Pipeline, o peruano Lucca Mesinas e o japonês Kanoa Igarashi.

Depois, tem Jadson André na quarta bateria com o americano Conner Coffin e o australiano Jordan Lawler. Na quinta, estreia o campeão olímpico Italo Ferreira com dois havaianos, Ezekiel Lau e Billy Kemper. Na sexta, é Brasil em dose dupla, com Filipe Toledo e João Chianca enfrentando o campeão mundial de ondas gigantes, Kai Lenny. Ele, Billy Kemper e Barron Mamiya, são três havaianos convidados para participar do Evento.  
Logo após a estreia do vice-campeão mundial, Filipe Toledo, junto com um dos novatos na elite deste ano, João Chianca, o outro estreante da seleção brasileira, Samuel Pupo, entra na sétima bateria com o australiano Morgan Cibilic e o havaiano Imaikalani Devault. Na nona, tem Deivid Silva com o americano Griffin Colapinto e o australiano Jackson Baker. E na 11.a, Miguel Pupo começa a defender a terceira posição no ranking, contra o australiano Jack Robinson e o americano Jake Marshall.

Nesta rodada inicial, ninguém é eliminado da competição. Os dois primeiros colocados em cada bateria, avançam para a terceira fase, quando os duelos passam a ser homem a homem. Já os últimos colocados, têm uma segunda chance de classificação na repescagem. Na categoria feminina também é assim, com a diferença de que são seis baterias igualmente com três surfistas em cada e as duas melhores já passam direto para as oitavas de final. 

Tatiana Weston-Webb . Foto: Brent Bielmann/WSL

A única brasileira, Tatiana Weston-Webb, entra na segunda bateria com a havaiana Malia Manuel e a australiana Bronte Macaulay. O Hurley Pro Sunset Beach apresentado por Shiseido vai marcar o retorno deste icônico pico do North Shore da ilha de Oahu, ao calendário do WSL Championship Tour. Nos últimos anos, Sunset Beach vinha sediando etapas importantes do WSL Qualifying Series. A última vez que recebeu um evento valendo pontos para o título mundial masculino foi em 2003, enquanto a última do CT feminino aconteceu em 2010 e foi vencida por Tyler Wright.

Além da bicampeã mundial, entre as tops da elite deste ano, quem também já festejou vitória em Sunset Beach foram a pentacampeã Carissa Moore em 2009 e a heptacampeã Stephanie Gilmore em 2008. Carissa vai estrear na terceira bateria com mais duas havaianas, Moana Jones Wong para quem perdeu o título do Billabong Pro Pipeline e a estreante na elite, Bettylou Sakura Johnson. Já Tyler Wright e Stephanie Gilmore, vão enfrentar a também australiana India Robinson no último confronto da primeira fase.  

Acompanhe por aqui !


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *