
A brasileira, criada nas fortes ondas havaianas, Tatiana Weston-Webb conquistou o título do ISA Games, em Surf City, em El Salvador em um mar desafiador. A surfista, que já havia conseguido a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 pela Word Surfe League, conseguiu uma virada nos minutos finais contra as francesas Johanne Defay e Vahiné Fierro, e com a canadense Erin Brooks.
A gaucha terminou com o total de 15,00 pontos, com duas notas 7,5. Brooks ficou com a prata, com 14,36, enquanto Defay levou o bronze, com 13,54. Fierro fechou a competição em quarto lugar, com 12,30 sem medalha!

O time Brasil começou a competição com três homens (Gabriel Medina,Filipe Toledo e João Chianca) e três mulheres (Silvana Lima, Tati Weston-Webb e Luana Silva). Silvana ficou no top-18. No início da semana, Luana foi eliminada na quinta bateria da repescagem.
Entre os homens, o ouro ficou com o mexicano Alan Cleland, que totalizou 18,23. O Peru fez uma dobradinha no pódio, com a prata de Lucca Mesinas (16,17) e o bronze de Miguel Tudela (14,96). O japonês Kanoa Igarashi ficou em quarto, com 14,80. Pelo time Brasil Toledo foi eliminado na repescagem da quarta fase. enquanto Medina e Chianca, alegando uma gripe, abandonaram o Jogo para estarem com a saúde reabilitada para a etapa do mundial da WSL que começa na próxima sexta, 09/06, também em El Salvador.

O ISA é disputado em dois grupos. Quem for caindo na fase principal, disputa a repescagem. Os dois campeões da repescagem enfrentam os dois perdedores da final do torneio principal por uma vaga na super final. Assim, quem vence se junta aos campeões do torneio principal para a grande decisão, que vale o título.
O ISA Games distribui oito vagas para as Olimpíadas de Paris, sendo quatro no masculino e quatro no feminino, para Europa, Ásia, África e Oceania. A América, por sua vez, seleciona através do Pan-Americano, que acontecerá este ano, no Chile. O ISA, porém, classifica para o Pan-Americano. Tati já havia sido confirmada nos Jogos Olímpicos em abril. Ela garantiu uma das oito vagas disponíveis pelo Circuito Mundial da WSL

Atletas qualificados para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023
Feminino
Tatiana Weston Webb (BRA)
Erin Brooks (CAN)
Leilani McGonagle (CRC)
Sol Aguirre (PER)
Daniella Rosas (PER)
Silvana Lima (BRA)
Chelsea Tuach (BAR)
Lucia Indurain (ARG)
Sanoa Olin (CAN)
Isabella Gomez ( COL)
Regina Pioli (MEX)
Ornella Pellizzari (ARG)
Nataly Bernold (CRC)
Dominic Barona (ECU)
Alocação do país anfitrião TBC (CHI)
Alocação do país anfitrião TBC (CHI)

Masculino
Cody Young (CAN)
Alan Cleland (MEX)
Sebastián Williams (MEX)
Miguel Tudela (PER)
Lucca Mesinas (PER)
Krystian Kymerson (BRA)
Leandro Usuna (ARG)
Isauro Elizondo (PAN)
Jean Carlos González (PAN)
Franco Radziunas ( ARG)
Marcos Correa (BRA)
Oscar Urbina (CRC)
Francisco Bellorin (VEN)
Jose Joaquin Lopez (VEN)
Alocação do país anfitrião TBC (CHI)
Alocação do país anfitrião TBC (CHI)