Categorias
instant articles Uncategorized

Itapuama terá aulas de surfe de nível superior

Alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Prnambuco vão participar de aulas teóricas e práticas realizadas na UFPE e atividades práticas na praia de Itapuama,  no Cabo de Santo Agostinho, em janeiro e fevereiro de 2024

Itapuama é palco de grandes eventos de surfe. manobrando forte nessa foto esta Claudio Marroquim. Foto: Alexandre Gondim/@blogdosurfe

o surfe é agora, de forma inédita em Pernambuco, uma disciplina do curso de bacharelado em Educação Física da UFPE. A disciplina de surfe (EDF001) tem como objetivo tratar o esporte enquanto atuação profissional, abordando competências físicas e técnicas, planejamento e elaboração de intervenções de letramento, modelos de negócios, estratégias de avaliação e aspectos biopsicossociais e culturais.

A disciplina está alinhada às ações realizadas dentro do ” Projeto de extensão SurfPE”, coordenado pelo professor do Departamento de Educação Física Tony Meireles. “Focaremos nos aspectos de formação, treinamento e benefícios terapêuticos do surfe”, afirma o docente. “Os estudantes viverão, dessa forma, a experiência de aprendizes e instrutores, além de participarem de discussões relacionadas aos aspectos teóricos da modalidade”, completa.

Os estudantes terão acesso a oportunidades oferecidas pelo surfe para o curso de Educação Física, além de conhecerem nichos de mercado, serviços e possíveis contextos de atuação para o profissional. “A organização e oficialização da prática como modalidade olímpica abre uma série de oportunidades a serem mapeadas”, avalia Tony.

Itapuama e as ruinas do hotel são pontos de referências para o surfe pernambucano, Na foto Roberto Bade se concentrando antes de sua bateria durante a etapa da Real Magia Surfboards no Circuito Pernambucano. Foto: Alexandre Gondim/@blogdosurfe

A disciplina de surfe será oferecida no segundo semestre de cada ano, de modo a se conectar com as ações desenvolvidas pelo projeto surfPE, que atende àqueles que desejam praticar o surfe ou viver a experiência proporcionada pela modalidade. Este ano, ela será ofertada no semestre letivo 2023.2, já com diferentes ações que devem beneficiar tanto a comunidade acadêmica como o surfe praticado em Pernambuco.

O projeto de extensão sUrFPE é uma das iniciativas aprovadas no edital emergencial para o enfrentamento do derramamento de óleo nas praias pernambucanas. Desde sua criação, já foram produzidos três trabalhos de conclusão de curso, três resumos em congressos, um capítulo de livro e um artigo científico (publicado em preprint) e submetidos dois projetos de iniciação científica. Possui ainda uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado em andamento.

A iniciativa é realizada em parceria com os cursos de licenciatura e de bacharelado em Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (Pós-Neuro), Colégio de Aplicação (CAp) e com a Segel.

Cauã Nunes emoldurado pelo belo visual do pico. Foto: Alexandre Gondim/@blogdosurfe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *