Já se conhece os primeiros finalistas do ano entre os profissionais que participam do Pernambucano de Surf Cyclone 2024 apresentado pela Fu-Wax. Ivan Silva (PE), Alan Jones (RN), Cauã Nunes (PE) e Tiago Silva (PE) são os candidatos a levantar o troféu de campeão da primeira etapa do circuito que vai coroar o campeão pernambucano 2024. A categoria profissional teve a participação de atletas do Ceará, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
O pico do Borete recebeu os competidores dessa primeira etapa com boas ondas, Fábio Silva na primeira semifinal fez o que ninguém tinha feito até aquele momento: Surfar uma onda excelente. Tiaguinho surfou a melhor onda e fez a maior nota do dia, 9.0, logo no início da bateria, em uma esquerda bem trabalhada onde fez a cavada com pressão e velocidade suficiente para executar um aéreo de grau de dificuldade elevado conhecido como Alley Oop para em seguida após uma rasgada funcional executar mais um aéreo, só que dessa vez um voando e finalizando com um 360 na aterrisagem, para gesticulando dizer aos juízes: -“Eu estou aqui!”.
Na mesma semifinal, Cauã Nunes se qualificou para disputar a final nesse próximo domingo,10/03, passando em segundo lugar. Tales Luiz e Yantuir Duarte ficaram na quinta colocação.
Na segunda semifinal, vindo da Baía Formosa Alan Jones e Ivan Silva surfaram com muita velocidade e fluides , onde Ivan usava seu surfe de borda linkado rasgadas expressivas com batidas verticais, enquanto Alan variava ao máximo seu repertório, onde os s aéreos também foram utilizados. Não se classificaram para a grande final os locais de Maracaípe Douglas Silva e Junior Lagosta.
Hoje, no dia internacional dedicado a mulher a surfista Monik Santos, disputou a categoria Profissional Masculina, como não havia a categoria profissional fermina, ela sendo uma atleta do principal circuito da Confederação Brasileira de Surf se propôs esse desafio. Fica aqui a homenagem para ela e para todas as mulheres, surfistas ou não, por esse dia. Monik , com esse gesto, faz lembra que “o lugar que uma mulher deve ocupar é o lugar que ela quiser”.
Amanhã sábado,09/03, começarão as disputas das outras 12 categorias prometendo o um dia intenso onde a competitividade será colocada em jogo por surfistas de faixas etárias bem diferente, das crianças do SUB 12 aos veteranos da Legend com seus competidores mostrando a cada onda que a longevidade no surfe é uma realidade. A chamada para os atletas será às 5h30 para início com a SUB 12 às 6 horas;
A Fu-Wax apresenta Pernambucano de surf Cyclone 2024 – 1 Etapa, na Praia do Borete, Porto de Galinhas, Ipojuca-PE, uma realização da Federação Pernambucana de Surf (FEPESURF) com apoio da Confederação Brasiliera de Surf (CBSurf). Etapa de abertura do circuito pernambucano 2024 Mesculina e feminina com patrocínio da Cyclone, Fu-Wax e Prefeitura de Ipojuca através da Secretaria Especial de Esportes. Agradecimentos ao secretário de esportes Danilo Lins, Eduardo Wolf e Dudu Campos da Cyclone, Fuad e Guilherme da Fu-Wax, Fernando Câmera da Teccel, Rafaela da pousada Maresia, Prancha Ursic, pousada Maraca Beach e Bar do Marcão, ainda com apoio da Silverbay, Surfland Brasil. Transmissão ao vivo pelo Surfcore Systen.