Categorias
instant articles Uncategorized

Megaestrutura recebe atletas do CBSurf Rip Curl Grom Search em Porto de Galinhas

Palanque inédito com três pavimentos chama a atenção na praia do Borete no município pernambucano do Ipojuca para o início do circuito de base da Confederação Brasileira de Surf para menores de 18 anos.

Artur Vilar (RN) na frente da megaestrutura montada pela CBSurf no Borete. Foto: Alexandre Gondim/Fepesurf

Quinze delegações brasileiras já estão em Porto de Galinhas, no município pernambucano do Ipojuca, para o CBSurf Rip Curl Grom Search, o circuito de base que abre suas disputas na terra dos altos coqueiros organizado pela Confederação Brasileira de Surf, Federação Pernambucana de Surf e Prefeitura do Ipojuca através da Secretaria Especial de Esportes.

Hoje, 17/04, véspera da abertura do circuito, os jovens competidores tiveram uma excelente condição de treinos com ondas perfeitas e tubulares para ambos os lados variando em torno de um metro em um dia ensolarado.

Mas o que chamou a atenção de todos que estiveram no local foi a torre que foi montada na praia do Borete. Nunca vista em nenhum evento no Brasil, com três pavimentos e uma área de convivência que deixará competidores e equipe técnica confortável para realizarem suas atividades.

A quarta-feira foi dedicada aos treinos. Foto: Alexandre Gondim/Fepesurf

O palanque com três pavimentos, que envolveu 70 profissionais em sua montagem, abrigara em seu primeiro piso a área de descanso para os atletas decorada com sofás e equipamentos para a recuperação e o relaxamento com massagens. No segundo andar estará o estúdio de transmissão para web, centro de informática e quatro operadores de câmeras com equipamentos de vídeo, uma câmera para cada competidor durante toda a bateria, para não se perder nenhum momento da ação dentro d’água, além de um videomaker na praia fazendo imagens de todos os detalhes do que acontecerá na areia. No terceiro piso fica a equipe técnica, juízes, head judge, spots, juiz de prioridade, locutores, sistema de notas e replay, isolados e com total tranquilidade para executarem suas funções e com um campo de visão privilegiado, como a imagem do drone que irá sobrevoar e levar imagens incríveis desse lindíssimo litoral pernambucano.

Na areia estará uma ambulância com tração 4×4 para pronto atendimento e outra área para atletas onde eles se prepararão para suas baterias com racks para prancha e segurança, além dela outra área, também para competidores está montada atras do palanque junto aos banheiros e a uma UTI móvel com técnicos de enfermagens e a tenda da saúde onde um pórtico de entrada levará à nova alameda do surf Giancarlo Cavalcanti que será inaugurada pela prefeita do Ipojuca Célia Sales e demais autoridades.

A quinta-feira, 18/04, no CBSurf Rip Curl Grom Search começará às 7h00 com a Cerimônia das Areias que abrirá circuito de base. Nela um representante de cada delegação depositará, numa urna, areia da sua praia local simbolizando a união de todos os estados buscando o desenvolvimento do surfe brasileiro. Após o hasteamento da bandeira do Brasil e a solene execução do hino nacional entrarão no mar a primeira fase das categorias em disputa. Esse primeiro dia está reservado para a SUB 18 masculino e feminino. Logo após será a vez da segunda fase com o encerramento do dia competitivo programado para às 15h30.

Serão 30 baterias nesse primeiro dia com 120 atletas envolvidos. Entre eles estará na décima bateria o atual campeão SUB 18 Luan Ferreyra (PE) defendendo seu título contra Pablo Cabral (RJ), Gonçalo Almeida (BA) e Isaac Correa (ES). No feminino a baiana Maria César foi campeão na SUB 16 em 2023 e agora além de defender o título nessa categoria também disputará entre as maiores da SUB 18. Ela estará na segunda bateria junto com a Luana Reis (SP), Anaelya de Lima (CE) e Catarina Baragatti (SP).

Luizito Almeida é o Chefe da equipe pernambucana e conta como está preparado seu time: “Viemos com algumas renovações e outros atletas que fizeram nome nas categorias de base, como o atual campeão brasileiro sub 18 Luan Ferreyra, que vem para seu último ano nesse circuito em busca do bicampeonato brasileiro, e assim, consagrar sua belíssima passagem pelas categorias de. Entre as renovações, o destaque vem da ilha de Fernando de Noronha,o atleta sub 16, Jose Alvimar, é um garoto acostumado com as grandes ondas da Cacimba do Padre e vem forte representado a ilha pernambucana. No feminino a renovação é Alessia do Carmo junto com a “veterana” Nalu Demski. Luan Lapolli, Ismael Parlatto e Enrique Neves também são esperança de belas apresentações e muitos pontos para a equipe pernambucana para colocar Pernambuco no lugar mais alto do pódio.

Alessia do Carmo do time pernambucano. Foto: Alexandre Gondim/Fepesurf

Assista ao vivo pelo canal CBSurfPLAY e pelo site cbsurf.org.br. Acompanhe a cobertura pelo instagram @cbsurfoficial e por @ripcurl_brasil e pela Federação Pernambucana de Surf @fepesurf. A primeira etapa do CBSurf Rip Curl Grom Search tem a apresentação da da Prefeitura Municipal do Ipojuca através da Secretaria Especial de Esportes. Com a realização da CBSURF (Confederação Brasileira de Surf), FEPESURF (Federação Pernambucana de Surf). Com os patrocínios e apoios da Rip Curl Brasil , Fu-Wax,  Surfland Brasil, Brazinco, Bar do marcão e Pousada Maresia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *