Categorias
instant articles Uncategorized

Dream Tour leva emoção a Porto de Galinhas

Um belo dia de sol levou um bom público a praia do Cupe em Ipojuca para o dia final da primeira etapa do circuito brasileiro profissional

A comemoração da vitória de Groggia. Foto: Alexandre Gondim/FEPESurf

A chuva que caiu na noite anterior ao dia das finais, 02/06, do Dream Tour Porto de Galinhas veio com fortes ventos e o aumento das ondas. Pela manhã o terral que deixou o mar liso durante os dias anteriores deu lugar a um sudeste forte que aumentou as ondas e a dificuldade dos atletas que estavam escalados para as semifinais feminina e masculina.

O paulista Edgar Groggia conseguiu se sobressair aos seus adversários e passando pelo jovem Adalto Sena, do Rio Grande do Norte, que com um surfe de alto nível, na sua estreia no Dream Tour, mostrou está bem-preparado para a competitividade da categoria e por muito pouco não fez a final. Outro potiguar Jadson André, na disputa para a segunda vaga de finalista deixou mais uma prancha em pedações para vencer Marcos Correia para depois ser vencido por Groggia e sair da praia do Cupe pela primeira vez como Campeão e líder do ranking.

Groggia carregado pelos amigos. Foto: Alexandre Gondim/FEPESurf

No Feminino, duas baterias distintas, a primeira com duas veteranas em brasileiros e a segunda com duas jovens realidades, disputava a chance de conquistar o título. A pernambucana Monik Santos queria a conquistar em sua casa, onde começou no esporte e tinha toda a torcida a seu favor, e a cearense Silvana Lima, não pretendia deixar isso acontecer. A cearense conseguiu as melhores ondas e foi para final enfrentar a catarinense Laura Raupp que enfrentou a gaúcha Alexia Monteiro numa bateria de atletas jovens que estão sendo apontadas como as melhores da nova geração do surfe brasileira.

Na final, Silvana Lima, de 39 anos, hexacampeã brasileira e atleta com mais conquistas entre as brasileiras não conseguiu fazer frente ao belo surfe apresentado pela Laura Raupp, de 18 anos que já tem grandes resultados nacionais e internacionais e fez parte do top 5 do ranking mundial Pro Junior, em 2023, que se sagrou campeã da primeira etapa do circuito brasileiro profissional 2024. Os dois campeões venceram pela primeira vez uma etapa de brasileiro, receberam R$ 40 mil e iniciaram com 10 mil pontos no ranking cada.

                        Laura carregada ao pódio. Foto: Alexandre Gondim//FEPESurf

“Esse ano foi a minha primeira vez em Porto de Galinhas, um lugar receptivo e lindo. Deram altas ondas, mas em certo momento tivemos até uma tempestade no meio da bateria, mal nos enxergávamos, mas deu para achar umas boas e conquistar a vitória. Tudo isso foi resultado de muito treino, muita chuva e sol, além de estar todos os dias na água, sempre buscando evoluir. Quero agradecer todas as atletas que estão elevando o nível da competição e a Silvana por essa oportunidade. Estou superfeliz com a vitória”, diz Laura.

“Estou anestesiado de tanta emoção. Foi uma bateria bem difícil, com um score baixo e acaba que isso deixou os dois nervosos, o mar estava muito difícil. Eu tinha uma estratégia, mas o mar mudou e fiquei nervoso e acabou que foi complicado, mas estou feliz com o julgamento e feliz em ter ganhado pela primeira vez o Dream Tour. Já havia feito uma semi, mas não final. Tenho vivido dias especiais e o que importa é essa conquista”, falou Groggia.

Laura Raupp. Foto: Alexandre Gondim/FEPESurf

Classificação feminina

1ºlugar–Laura Raupp (SC)
2º lugar – Silvana Lima (CE)
3º lugar – Monik Santos (PE)
3º lugar – Alexia Monteiro (RS)

Classificação masculina

1º lugar – Edgard Groggia (SP)
2º lugar – Jadson André (RN)
3º lugar – Adauto Sena (RN)
3º lugar – Marcos Correa (SP)

Edgard Groggia. Foto: Alexandre Gondim/FEPESurf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *