Categorias
instant articles Uncategorized

Ondas excelentes no primeiro dia da Taça Brasil 10000 de Baía Formosa

Fortes emoções estavam guardadas para os últimos raios de sol na belíssima praia do Pontal

Krystian Kymerson fez o maior somatório de hoje. Foto:  @alexandregondimfotografia/CBSurf

O primeiro dia de competição da segunda etapa da Taça Brasil 10000, o Pena Pro Baía Formosa, que acontece de 01 a 07/06 na praia do Pontal sendo a quarta etapa que soma pontos para o ranking de acesso ao Dream Tour, principal circuito profissional da Confederação Brasileira de Surf, começou com ondas perfeitas variando em torno de meio metro e na maré cheia com o melhor momento do mar, já na segunda bateria do dia o capixaba Krystian Kymerson fez uma nota 8,0 que durou até a vigésima segunda bateria.

Fortes emoções estavam guardadas para os últimos raios de sol na belíssima Baía Formosa. Na penúltima bateria do dia, Kymerson foi superado pelo potiguar Jonatha Santos que surfando forte e fluido no momento que o mar apresentou as menores ondas. Era quase impossível acreditar que alguém conseguiria superar a melhor média até aquele momento, ele fez um 8,5 e mostrou que um bom atleta supera com a técnica qualquer condição desfavorável. Somando 14.23 só ficando atrás da melhor soma do dia, 14.33, de Kymerson. Os dois foram os únicos a passar dos 14 pontos. Quem chegou mais próximo foi o paulista Sérgio Luan com 12.17 pts.

O que já estava emocionante aumentou o nível de dramaticidade quando o líder do circuito, o pernambucano Luan Ferryra entrou no mar na última bateria do dia e começou fazendo o que já se esperava dele, liderando. Até que na onda que poderia fechar seu score positivamente errou um aéreo com rotação deixando a bateria em aberto. Foi o suficiente para perder a primeira colocação. O atleta local Juvenal Neto, empurrado pela torcida na praia não desperdiçou a chance, e na última onda surfada nesse dia fez 4.43 pts. Conseguiu a virada recebendo sua nota e os abraços dos amigos e familiares já na areia.

“Estou muito feliz de estar correndo em casa. Conheço bem o local e se o mar reagir vou acertar meu backside. Foi uma boa decisão da CBSurf em colocar esse evento nessa época que as ondas ficam extensas e abrem. Comecei a bateria nervoso e cometi aquele erro, me concentrei, pedi a Deus para ele mandar uma onda boa e fui feliz “disse Juvenal saboreando sua passagem para segunda fase.

Artur Vilar classificado par a segunda fase. Foto: @alexandregondimfotografia/CBSurf

Hoje só foi ao mar a primeira fase da categoria masculino ficando para amanhã, segundo dia de competição, a primeira fase feminina e a segunda fase dos homens. Outro destaque foi o pernambucano Douglas Silva que competiu sem risco de desclassificação pela falta do terceiro integrante da sua bateria, fez uma boa onda de 7,5, DoDô é integrante do Dream Tour e está aproveitando para afiar sua competitividade nas direitas de BF.

Para que eventos desse porte possam acontecer por todo o litoral brasileiro é necessário o apoio de federações e gestões estaduais e municipais. Nessa quarta etapa o apoio veio da Federação de Surf do Rio Grande do Norte dirigido pelo presidente Saturnino Borges e o vice Armando Diniz. Na gestão estadual os agradecimentos vão para Cezar Nunes Subsecretário de Esportes e Lazer do Governo do Estado e Nivaldo Melo Secretário de Administração da Prefeitura de Baía Formosa.

Assista o CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baia Formosa 10.000 ao vivo pelo canal CBSurfPLAY e no site www.cbsurf.org.br. Acompanhe também a cobertura do evento nas redes sociais da CBSurf pelo Instagram da entidade.

Realização: Confederação Brasileira de Surf e pela Federação de Surf do Rio Grande do Norte.

Patrocínio: Governo do Estado do Rio Grande do Norte através da Subsecretaria do Esporte e Lazer e Prefeitura de Baía Formosa.

Apoio: Semel, Fu-Wax e Surfland.

Douglas Silva e seu show aéreo. Foto: @alexandregondimfotografia/CBSurf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *