Nesse último fim de semana,de 29/11 a 01/12, a Barra do Camaratuba, em Mataraca, fez jus a fama de melhor onda da Paraíba durante a terceira e última etapa do circuito paraibano de surfe. O pico da Mãe Santa quebrou perfeita durante os três dias do evento organizado pela Federação Paraibana de Surf.
O indígena da Baía da Traição Elivelton Santos, conhecido como “Índio Voador” por ser especialistas em manobras aéreas, não negou o apelido e onda após ondas deu seu show no ar e venceu a categoria profissional com suas manobras progressivas recebendo três mil reais de premiação. A outra categoria que também recebeu premiação em dinheiro foi a Local sendo a única Federação a premiar essa categoria dessa forma.
Na final SUB 18, Jhonatan Ruan do Rio Grande do Norte fez a maior nota de todo o evento, 8.5 somando 15.6 pts. Superando a nota 8.0 do cearense Valid Pozier. O pequeno Bernardo Brizola da categoria Sub 14 foi vencedor em sua categoria e ainda fez mais três finais sendo campeão na disputadíssima Open, segundo na Sub 18 e terceiro na Sub 16. Confirmando ser ele um forte nome para integrar o time de elite do surfe profissional daqui a alguns anos. Fato interessante aconteceu na Master, uma dobradinha familiar, onde os dois irmãos terminaram nas primeiras colocações com Emanoel Souza em primeiro e Paulo Henrique em segundo. Outro destaque foi Iago Belotti que fez três finais sendo campeão da Sub 16 e Sub 12 e quarto na Sub 14. Entre os locais Daniel Ribeiro mostrou um surfe muito competente para vencer , além de bom surfistas ele é salva-vidas e levou a torcida para a praia.
Analisando os resultados vemos que a novíssima geração do surfe brasileiro está sendo lapidada nos estados vizinhos e parceiros do Rio Grande do Norte e Paraíba dentro da história do surfe nacional.
Os resultados das finais foram assim:
Profissional
- Elivelton santos
- Akson Paulino
- Kaik Silva
- Jhonatam Ruan
Open
- Bernardo Brisola
- Djakson Paulino
- Erik Silva
- Kaik Silva
Open Feminino
- Raissa Marques
- Alexia Oliveira
- Nicole Freire
- Hanna Prado
Legend
- Cardoso Jr.
- Fernando Neguinho
- Jaime Farinha
- João Maria
Gram Kahuna
- Wagner Augusto
- Cardoso Jr.
- Fernando Santos
- Ivan Medeiros
Kahuna
- Ivan Medeiros
- Wagner Augusto
- Bruno Viana
- Jerre Pascoal
Gram Master
- Diosmar Sarmento
- Emanoel de Souza
- José Jr.
- Bruno Padilha
Master
- Emanoel Souza
- Paulo Henrique
- Jeova Rodrigues
- Bruno Padilha
Sub 18 Feminino
- Hanna Prado
- Nicole Freire
- Alexia Oliveira
- Ryssa Marques
Sub 18
- Jhonatan Ruan
- Bernardo Brizola
- Valid Pozier
- Felipe Homsi
Sub 16
- Iago Belotti
- Flavio Filho
- Bernardo Brizola
- Luiz Henrique
Sub 14
- Bernardo Brizola
- Felipe Homsi
- Francisco Willian
- Iago Belotti
Sub 12
- Iago Belotti
- Francisco Willian
- Luiz Henrique
- Fernando Medina
Sub 10
- Fernando Medina
- Paulo Ricardo
- Isabela Medina
Local
- Daniel Ribeiro
- Chico Paulo
- Nathan
- Dudinha