Quem estará na praia de Maracaípe em Pernambuco é a paulista Sophia Medina, irmã caçula do primeiro campeão mundial de surfe Gabriel Medina.
Sophia ira participar da II Etapa do CBSurf Tour, competição que abre o Rota do Mar Surf and Music 2017. A disputa reunirá cerca de 140 surfistas brasileiros de todo o país com idades até 18 anos nos dias 8 e 9 de julho, na praia localizada próximo a Porto de Galinhas.
Os competidores terão a missão de pontuar individualmente e por seleção por seu estado. Estão confirmação dos times de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Os vencedores receberão pranchas Real Magia, kits com produtos Rota do Mar e troféus.
A competição deste ano está sendo liderada por Santa Catarina. Ano passado, Pernambuco venceu pela primeira vez o circuito, que segue na sua 30ª edição.
O estado ocupa o décimo lugar no ranking 2017. A disputa de pontos na praia pernambucana será decisiva para a escolha da equipe de 12 atletas que vai participar do Mundial Júnior da Associação Internacional de Surfe (ISA), que acontecerá no Japão, de 23 de setembro a 1° de outubro.Serão quatro atletas no sub-18 masculino.
As inscrições podem ser feitas diretamente com a Confederação Brasileira de Surf -CBSurf, que organiza o evento junto com a Federação Pernambucana de Surf e a Associação Nordestina de Surf.
Segundo Geraldo Lins, presidente da Associação Nordestina de Surf e coordenador técnico do evento, o apoio da Rota do Mar nesse momento é essencial para o surf brasileiro. “Em uma época de maior crise na história desse país, a Rota do Mar vem no sentido contrário a tudo e patrocina três eventos consecutivos de âmbito nacional, transformando Maracaípe na capital nacional do surf em julho. Agradecemos à empresa pelo grande apoio, coragem, visão e, o mais importante, pela confiança no surf brasileiro bicampeão mundial”, declarou.
“Os atletas que se destacam mundialmente hoje disputaram competições como essas que estamos realizando. Sem essa iniciativa, muitos talentos podem deixar de surgir e de se desenvolver. Apesar da crise, temos o compromisso de continuar apoiando o surf e de promover esse grande intercâmbio entre quem já fez história e com quem tem potencial para ser o futuro da categoria”, comenta Arnaldo Xavier, diretor presidente da Rota do Mar.