
Competição que serve para iniciar os grandes campeões profissionais do surfe, o Circuito CBSurf premiou os campeões da segunda etapa, ontem 09/07, na praia de Maracaípe em Pernambuco.

A equipe pernambucana fez bonito conquistando duas categorias e foi responsável pelo momento mais emocionante quando Deyvison Santos perto de terminar a bateria final da Júnior Sub 18 conseguiu a virada em cima do paulista Eduardo Motta garantindo a vitória e colocando Pernambuco em Terceiro lugar por equipes.

Quem também fez sua parte foi a pernambucana Luana Silva. Ela nasceu e mora no Havaí. Filha de pernambucanos, aproveitou as férias com a família para disputar a primeira competição no Brasil. Nos Estados Unidos, participa de campeonatos desde criança e é a atual campeã da NSSA na Califórnia. Reforço para a equipe pernambucana, que nesta etapa, desbancou a líder da competição, a catarinense Tainá Hinckel, deixando ela em segundo lugar na categoria Júnior, seguida pela atual campeã brasileira sub-18, a cearense Letícia Cavalcanti, e pela carioca Luara Thompson, que terminou em quarto. “Estou me sentindo muito feliz por ter vencido na primeira vez em que surfo no Brasil”, declarou. Ela deve continuar reforçando a equipe de Pernambuco na terceira etapa do CBSurf Tour, no fim de julho, em São Paulo.

A competição abriu o Rota do Mar Surf and Music 2017, reunindo 128 atletas de seleções de base dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo com até 18 anos.
Para Bruno Cavalcanti, presidente da Federação Pernambucana de Surf, o resultado obtido em Pernambuco mostra que o nosso estado continua tendo potencial para continuar se destacando nacionalmente. Nesta etapa, a equipe contou com 14 atletas competindo em todas as categorias. No Pará, Pernambuco contou com apenas um surfista. “Esse cenário é muito comum no nosso estado e no Norte/Nordeste e uma afronta ao surfe brasileiro. Nosso bom resultado é fruto de muita luta. Vencemos nas duas principais categorias e continuaremos buscando apoio de empresas, como a Rota do Mar, que estejam dispostas a engrandecer o surfe pernambucano e os nossos atletas a se destacarem no cenário nacional”, comentou. “Temos que ir muito fortes e preparados para a próxima etapa em Maresias, pois o Instituto Gabriel Medina está com uma equipe muito forte. Precisamos vencer lá para trazer Pernambuco novamente para o lugar mais alto do pódio”, complementou. Pernambuco é o atual campeão brasileiro por equipes.

Na categoria sub-16/mirim masculino, o campeão foi o carioca Daniel Templar, que também venceu no Pará e lidera a competição. “A final foi difícil. Estou feliz por ter conseguido achar ondas boas e ter duas vitórias seguidas no sub-16. Vamos para a próxima etapa. Vamos treinar bastante para tentar a classificatória para o Japão”, comentou.

Novamente Taina e Luana voltaram a se encontrar, desta vez, na categoria sub-16 mirim/feminino, a catarinense, promessa do surf nacional nos próximos anos, levou a melhor ficando em primeiro lugar, com Luana Silva em segundo. “O mar estava difícil, principalmente agora na final. Maraca é um lugar muito especial, gostei muito daqui. E agora vamos com tudo para a próxima etapa para tentar conseguir a vaga para o mundial”, disse Hinckel.

Quem levou a melhor entre os iniciantes foi o catarinense Luís Mendes, que liderou a bateria final desde o início e já tinha vencido a primeira etapa da competição. Em segundo, ficou o pernambucano Lucas Lisboa, “Hoje foi irado. Queria agradecer a todos que torceram por mim. Estou muito feliz por poder representar Santa Catarina. Foi minha primeira vez em Maracaípe. Espero voltar” comemorou o campeão.
Em Maraca, a segunda etapa da competição nacional das categorias de base do surfe brasileiro foi vencida pelo estado de São Paulo, seguido por Santa Catarina. Pernambuco, que ficou em décimo na primeira etapa realizada no Pará, ficou em terceiro nesta. O Rio de Janeiro ficou com a quarta colocação.

A terceira etapa acontecerá entre os dias 25 e 27 de julho, em Maresias (SP), e será decisiva para a escolha dos 12 atletas que vão participar do Mundial Júnior da Associação Internacional de Surfe (ISA), no Japão, de 23 de setembro a 1° de outubro. Pelo menos 11 surfistas sairão do ranking do CBSurf Tour. No total, serão quatro atletas no sub-18 masculino, duas no sub-18 feminino, quatro no sub-16 masculino e duas no sub-16 feminino.

No próximo fim de semana,15 e 16 de julho, a praia receberá a abertura do Circuito CBSurf Master, com suas tradicionais categorias Master, Grand Master, Kahuna e Grand Kahuna. A expectativa é reunir grandes nomes que fizeram história no surfe nacional, como Fábio Gouveia, Cláudio Marroquim, Jojó de Olivença, Joca Júnior e Pedro Lima. Já nos dias 22 e 23 de julho, Maraca sediará a segunda etapa do Circuito Nordestino de Surf Profissional com competições nas categorias Profissional, Open, Júnior e Mirim. A pontuação também será válida para o Circuito Pernambucano de Surf e pelo Campeonato Brasileiro da Associação Brasileira de Surfe .
Acompanhe tudo pelo BLOG DO SURFE