Categorias
instant articles Uncategorized

Mateus Sena e Tainá Hinckel largam na frente do circuito brasileiro 2022

No masculino, dois nordestinos fizeram a final do CBSurf Pro 2022. No feminino, sul e sudeste se enfrentaram. Mateus Sena, Messias Felix, Tainá Hinckel e Mariana Areno chegarão na próxima etapa em Saquarema, que começa dia 04/07, como líderes do ranking.

o belo sorriso da campeã Tainá Hinckel. Foto: Aleandre Gondim/@blogdosurfe

Emoção até a última onda na final masculina do CBSurf Pro 2022, encerrada nesse domingo, 12/06, na praia do Pontal da Barra em Maceió, Alagoas. Dois nordestinos fizeram a final com direito a maior nota de todo o campeonato, 9.57, feita pelo campeão Mateus Sena contra o excelente surfista Messias Félix que vinha fazendo as melhores apresentações do dia combinando fortes manobras de bordas com a progressividade exigida pelos juízes. 

“Só quero agradecer por estar competindo com meus ídolos do CT e está com nordestinos aqui no pódio, agradecer a meus patrocinadores meu pai que tá fazendo um trabalho incrível” agradeceu Mateus.

A vibração do campeão Mateus Sena. Foto: Alexandre Gondim/@blogdosurfe

Na outra final ao som de sucessos da Surf Music, Tainá Hinckel da Guarda do Embaú dominou sem dar chance alguma de vitória à carioca da Barra da Tijuca Mariana Areno. Tainá abriu sua apresentação com uma boa onda, 6.5 para depois com duas rasgadas fortes sendo a primeira na parte mais crítica da onda fazer uma nota excelente, 8.33. Mariana não conseguiu reação e antes mesmo do locutor fazer a contagem regressiva, ela já saia do mar deixando a festa da vitória para a catarinense que de jet-ski foi levada a areia e de lá carregada nos ombros até o pódio. Ela fez o maior somatório da categoria, 15.87, na semifinal contra Yanca Costa, para depois Amanda vencer Karol Ribeiro e garantir sua vaga da final.

Rasgadas fortes são a marca de Tainá. Foto: Alexandre Gondim/@blogdosurfe

“Estou muito feliz em conhecer Maceió e ainda vencer essa etapa. Comerçar o circuito brasileiro profissional com o pé direito é muito importante. Estou muito feliz de verdade é um dia muito especial” comemorou Tainá

Nas disputas para compor a grande final do CBSurf Pro 2022, o paulista Alex Ribeiro não conseguiu repetir o bom desempenho das fases anteriores e assistiu o experiente Messias Félix já iniciar com uma bela direita onde ele usando muita pressão nas suas bordas e fazendo um combo de três manobras deixou Alex precisando de uma soma de 16.01 pontos para avançar. Impossível porque Alex não se encontrou dentro d’agua e onda após onda não conseguiu manobrar.

Messias Félix levou 15 mil pelo segundo lugar. Foto: Aleandre Gondim/@blogdosurfe

Ao índio da Baía da Traição, na Paraíba, Samuel Igo ficou a difícil missão de parar o garoto da Ponta Negra, em Natal, Mateus Sena que logo na primeira onda usou todos seu arsenal variado e colocar duas notas 6.6 no seu somatório e garantir seu lugar na decisão do título. Nesse momento a praia já estava com um bom público que aproveitou o dia ensolarado para prestigiar a festa do surfe nacional e assistir os melhores da competição dando show nas pequenas ondas que variavam entre 2 e 3 pés.

Espaço aéreo dominado por Mateus Sena na final. Foto: Alexandre Gondim/@blogdosurfe

Messias Félix e Mateus Sena entraram para a decisão final sabendo que quem perdesse deixaria de depositar em sua conta 30 mil reais. Com certeza um estímulo a mais que fez eles somarem as maiores médias e notas de toda a primeira etapa. O que se viu foi o surfe aéreo de Mateus em contraponto ao forte surfe de borda de Messias, que em certos momentos se alternavam. Uma combinação com movimentos variados levaram os dois finalistas a baterem a nota mais alta até ali que era de Michael Rodrigues, 8.863.

Abraço dos finalistas “Fair Play” Foto: Alexandre Gondim/@blogdosurfe

Próximo ao fim da bateria, Sena já liderava, quando ele dropou uma esquerda de “front” rasgando forte jogando a rabeta com força e invertendo a direção da sua prancha, para depois realizar um cut back, outra rasgada na parte deitada da onda para conseguir se projetar para um aéreo reverse aterrizando encoberto na espuma para logo em seguida reaparecer vibrando. Com essa performance os juízes deram a melhor nota de todo o CBSurf Pro 2022: 9.57. Colocando Messias em combinação sabendo que nem uma nota 10 feita pelo cearense podia tirar o troféu das mãos do potiguar já que faltavam menos de um minuto para o fim. Para fechar com chave de ouro sua apresentação, Messias ainda consegui pegar uma excelente onda com direito a um ótimo aéreo reverse e mais um combo de manobra de bordas. Já não dava mais tempo e a sirene tocou sagrando Mateus Sena o primeiro campeão na nova gestão da Confederação Brasileira de Surfe.

Mariana Areno vei da Barra da Tijuca para ser vice-campeã em maceió. Foto: Alexandre Gondim/@blogdosurfe
 HIGHLIGHTS – CBSURF MARESIA PRO 2022 – MACEIÓ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *