
Ver o espírito competitivo sendo lapidado na nova geração do surfe brasileiro no CBSurf Rip Curl Grom Search foi o ponto alto do primeiro dia de competição na segunda etapa do circuito amador de base que está sendo disputado no Borete/Cupe em Porto de Galinhas, Pernambuco.
Uma grande estrutura, que há anos não era montada no estado, serviu de palco para as 15 delegações se encontrarem novamente desde o primeiro encontro em Vila Velha no Espírito Santos, na primeira etapa, onde os campeões de cada categoria iniciaram liderando o ranking que servira para definir a equipe brasileira para o ISA Surfing Games.

Depois de dois dias de fortes ventos e tempestade, um belo dia de praia do litoral sul pernambucano recebeu os jovens competidores para a cerimônia de abertura. As delegações perfiladas cantando o hino nacional brasileiro observaram respeitosamente o ícone do surfe local e brasileiro Fábio Quencas estiar a bandeira do Brasil para em seguida começarem as disputas com as categorias feminino SUB 18 e 16.

Em um mar com ondas pequenas variando em torno de três pés as garotas mostraram muita disposição com suas torcidas na praia. O caráter individual da modalidade nesse formato de competição passa a ser coletivo, porque além de serem definidos os campeões individuais de cada categoria eles também pontuam por equipes onde a padronização e a organização das delegações também rendem pontos.

Na categoria SUB 18 a catarinense Kiane Hyakutake fez a maior pontuação geral dessa quinta-feira, 04/08, fazendo 13,50 pts. Na SUB 16 surfista paulista Nairê Marque foi a melhor com 11,20 pts. Outro destaque foi a paraibana Ana Luiza que compete nas duas categorias, pontuando muito bem na Sub 18, 12,17 pts, mas não conseguiu a classificação na Sub 16. As meninas que ficaram nessa fase em terceiro lugar ficaram na décima terceira colocação com 282 pontos e as em quarto lugar na sua bateria ficaram em décimo nono com 150 pontos.Entre as delegações São Paulo foi a que colocou mais surfistas na próxima fase , seguido pelos estados de Santa Catarina e Paraná ambos com quatro atletas.

Nesta sexta-feira entrarão no mar as categorias Masculino Sub 18, 16 e 14 e no feminino a continuação da Sub 16 e a estreia das Sub 14 e 12. A expectativa local é pela bateria do pernambucano prodígio Luan Ferreyra líder da Sub 18. No fim do dia trarei as novidades, acompanhe!