Categorias
best instant articles Uncategorized

Pai e filho de 12 anos nas quartas do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa

Os locais Alan e Matheus Jhones, pai e filho com 12 anos,  disputam o título neste Domingo,17/08. As quartas de final masculinas e as semifinais femininas vão abrir o último dia da etapa da CBSurf na cidade do campeão olímpico Italo Ferreira no Rio Grande do Norte

Matheus Jhones. Foto: Fabriciano Junior/CBSurf

Uma das atrações do sábado,16/08, no CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa, a segunda divisão do surfe profissional brasileiro,  foi a participação do pai Alan e do filho, Matheus Jhones, nas oitavas de final. Na sexta-feira, eles venceram duas baterias seguidas e no sábado avançaram em segundo lugar. O campeão brasileiro Artur Silva ganhou do Alan Jhones, que ficou com a segunda vaga da bateria, eliminando o baiano Fabricio Bulhões e outro potiguar, Arthur Chaves. Na disputa seguinte, Matheus Jhones, com seus 12 anos, barrou o natalense Lysandro Leandro e o multicampeão das categorias de base, Cauã Costa, do Ceará. O vencedor foi o experiente pernambucano Luel Felipe.

     Outra grande surpresa, foi a derrota do atual campeão brasileiro e número 3 no ranking da Taça Brasil, Douglas Silva. O pernambucano terminou em último na bateria que classificou seu conterrâneo Luan Ferreyra e o cearense Cauet Frazão. O saquaremense Rickson Falcão, campeão do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa no ano passado, também foi eliminado nesse quarto confronto das oitavas de final. No seguinte, o campeão da Taça Brasil 2024, Ryan Kainalo, fez uma dobradinha ubatubense com o novo líder do ranking, Diego Aguiar, contra o também paulista Caio Costa e o campeão catarinense, Lucas Haag.

     “A bateria foi irada”, disse Ryan Kainalo, que é recordista com 4 vitórias em etapas da Taça Brasil, conquistando a quarta na etapa que rolou na sua casa, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba. “O mar tava um pouco difícil, porque não veio muitas ondas na bateria, mas quando vem, ela é muito boa. Estou amarradão por ter conseguido avançar nesse mar difícil e estou feliz, vamos pro Finals Day”.

Ryan Kaynalo. Foto: Fabriciano Junior/CBSurf

Os títulos do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa serão decididos neste domingo na cidade do campeão olímpico Italo Ferreira no Rio Grande do Norte. Já é certo que um novo campeão e uma nova campeã serão conhecidos nesta terceira edição da etapa potiguar da Taça Brasil em Baía Formosa, pois os defensores dos títulos perderam no sábado. As quartas de final masculinas e as semifinais femininas vão abrir o último dia, com transmissão ao vivo no CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.

     Os finalistas do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa no ano passado, o campeão Rickson Falcão e o potiguar Adauto Sena local de BF, não passaram pelas oitavas de final no sábado. Mas é grande a esperança de uma primeira vitória do Rio Grande do Norte e de Baía Formosa nesta etapa. Metade dos 16 classificados para as quartas de final, são potiguares. Inclusive o pai Alan e o filho de 12 anos, Matheus Jhones, criados nas ondas de BF.

     Alan Jhones está na primeira bateria com outro surfista local, o campeão brasileiro de 2022, Israel Junior, além do pernambucano Luel Felipe que está vindo de vitória no CBSurf Dream Tour Ubatuba e o cearense Cauet Frazão. Mais dois surfistas de Baía Formosa estão na segunda quarta de final, Matheus Jhones e o experiente José “Chupeta” Junior, com o pernambucano Luan Ferreyra e o cearense campeão brasileiro de 2018, Artur Silva.

 Alan Jhones. Foto: Fabriciano Junior/CBSurf

 Na chave de baixo, que vai apontar os dois últimos finalistas, está o paulista Ryan Kainalo, campeão no ranking da Taça Brasil em 2024, na terceira bateria com três potiguares, Samuel Joca que mora em BF e está retornando de contusão, Kayan Medeiros e Paulo Henrique Grilo. E as duas últimas vagas para as semifinais, serão disputadas pelo campeão brasileiro de 2023, Weslley Dantas, os também paulistas Diego Aguiar que assumiu a liderança no ranking da Taça Brasil e JP Ferreira, com o oitavo potiguar classificado para o domingo decisivo, Jonatha Santos.

     Nas semifinais femininas, a metade das concorrentes ao título são do estado de São Paulo. Três delas estão na primeira bateria, Mayara Zampieri, Kemily Sampaio e Juliana Meneguel, com uma das duas representantes da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, Aysha Ratto. A outra é Karol Ribeiro, que vai encarar três campeãs brasileiras na segunda semifinal, as cearenses Juliana dos Santos que lidera a Taça Brasil 2025 e a hexacampeã Silvana Lima, além da paulista Julia Nicanor, vice-lider do ranking.

Wesley Dantas. Foto: Fabriciano Junior/CBSurf

CAMPEÃO BRASILEIRO WESLLEY DANTAS FAZ OS RECORDES DO SÁBADO

     O grande destaque do sábado foi o campeão brasileiro da CBSurf em 2023, Weslley Dantas. O surfista de Ubatuba fez os recordes do dia, na batalha pelas duas últimas vagas nas quartas de final, nota 8,23 e 12,73 pontos. A sua melhor onda valeu a maior nota masculina do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa. Com ela, tirou o primeiro lugar da bateria do natalense Samuel Joca, que passou em segundo lugar, eliminando o cearense Charlie Brown e outro potiguar, Jonathan Freitas.

     “É a primeira vez que estou competindo aqui em Baía Formosa, nessa onda. No ano passado, eu vim com o L7nnon (cantor) aqui pra surfar, gostei muito e quero agradecer a Deus, primeiramente, por passar essa bateria muito difícil”, disse Weslley Dantas. “Eu agradeci a Deus quando peguei aquela onda boa e só soltei meu surf. É uma onda diferente, de pointbreak com fundo de pedras, então tIve que fazer um jogo de xadrez ali, porque não deu muitas ondas. Mas deu certo, vamos embora pra amanhã e, se Deus quiser, levar esse título pra Ubatuba”.

Kemily Sampaio.. Foto: Fabriciano Junior/CBSurf

CAMPEÃS BRASILEIRAS AVANÇAM PARA AS SEMIFINAIS NO SÁBADO

     As quartas de final femininas fecharam o sábado em Baía Formosa e a catarinense Maya Carpinelli, que na sexta-feira conseguiu a maior nota – 8,40 – feminina da Taça Brasil 2025, acabou eliminada por Juliana Meneguel (SP) e Karol Ribeiro (RJ). Já as três campeãs brasileiras que competiram, avançaram para as semifinais. A paulista Julia Nicanor, vice-líder no ranking, passou em segundo na dobradinha paulista com Kemily Sampaio, sobre as catarinenses Maria Autuori e Kiany Hyakutake.

     Já as outras duas, Silvana Lima e Juliana dos Santos, venceram suas baterias. A hexacampeã brasileira Silvana Lima, recordista com 5 vitórias em etapas da Taça Brasil realizadas desde 2022, não deu chances para três destaques da nova geração, as também cearenses Vitoria Carneiro, Ariane Gomes e a surfista de Buzios (RJ), Aysha Ratto, que passou em segundo lugar para as semifinais.

     “Estou felizona de estar aqui em Baía Formosa, um lugar incrível que parece muito com a minha cidade, Paracuru, no Ceará”, disse Silvana Lima. “Estou muito feliz por ter passado mais uma bateria e espero que amanhã tenha mais ondas boas. É isso, só diversão, só gratidão, por estar surfando e competindo aqui nesse pico incrível. Obrigado Senhor por essa oportunidade”.

     A atual campeã brasileira da CBSurf, Juliana dos Santos, que vai defender a primeira posição no ranking contra a vice-líder, Julia Nicanor, ganhou a bateria que fechou o sábado de chuva e Sol no CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa. Três surfistas bem mais jovens disputaram a última vaga para as semifinais, que ficou com a paulista Mayara Zampieri. A única participante do Rio Grande do Norte, Maria Clara, acabou saindo da briga pelo título, junto com a cearense Gabriely Queiroz.

     “Estou feliz de ter avançado. As condições do mar estavam bem difíceis na bateria, mas consegui me concentrar e escolher as ondas certas pra vencer”, disse Juliana dos Santos. “Infelizmente deu poucas ondas, por conta do período longo entre as séries, mas estou feliz de ter soltado o surf. Já estamos aí na semifinal e é continuar seguindo, um passo de cada vez. O game zerou aqui, vamos pro próximo e que Deus nos abençoe com boas ondas amanhã”.

 Juliana dos Santos Foto: Fabriciano Junior/CBSurf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *