Categorias
best instant articles Uncategorized

Kemily Sampaio e Israel Junior vencem o CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa

O campeão brasileiro, Israel Junior foi o primeiro surfista de BF a ganhar em casa, Kemily foi terceira no Pontal em 2024 e ambos festejaram suas primeiras vitórias em etapas da Taça Brasil da Confederação Brasileira de Surf

Kemily Sampaio Carregada por Douglas Silva e Alan Donato. Foto: Fabriciano Junior / CBSurf

O potiguar Israel Junior e a paulista Kemily Sampaio fizeram história com os títulos do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa conquistados neste domingo, 17/08, na cidade do campeão olímpico Italo Ferreira no Rio Grande do Norte. O campeão brasileiro foi o primeiro surfista de BF a vencer em casa e ambos festejaram suas primeiras vitórias em etapas da Taça Brasil da Confederação Brasileira de Surf. Quem também fez história foi outro local de BF, Matheus Jhones, de apenas 12 anos e mais jovem finalista no Circuito Brasileiro. A próxima etapa da Taça Brasil será em Búzios, de 11 a 14 de setembro na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

     “Primeiramente, quero agradecer a todos que vieram aqui torcer por mim e pra galera local. A cidade tem esse ritual de todo mundo vir pra praia torcer e estou feliz pelo resultado”, disse Israel Junior no pódio. “A vitória não é algo inesperado, porque eu tenho trabalhado muito pra isso. Mas vencer em casa, é um sentimento que eu tava com muita vontade. Por muitas vezes, eu saí daqui frustrado por não ter vencido, hoje estou conseguindo sentir essa sensação e é muito bom”.

Israel Junior vence em casa . Foto: Fabriciano Junior / CBSurf

Para conseguir a inédita vitória potiguar e de um surfista de BF na terceira edição do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa, o campeão brasileiro de 2022, Israel Junior, precisou fazer os recordes do campeonato, nota 9,50 e 14,87 pontos. Isso para superar os 13,50 do campeão brasileiro de 2023, Weslley Dantas, que liderou quase toda a decisão de 30 minutos. Abaixo do paulista, ficaram o cearense Cauet Frazão com 8 pontos e a grande surpresa, o mais jovem finalista no Campeonato Brasileiro da CBSurf, Matheus Jhones de apenas 12 anos, quarto colocado com 7,37 pontos.

     Na final feminina, a cearense Silvana Lima, hexacampeã brasileira e recordista com 5 vitórias em etapas da Taça Brasil, também liderou quase toda a bateria contra três surfistas do litoral paulista. A mais jovem, Kemily Sampaio, 21 anos, tinha começado na frente e surfou a melhor onda para conseguir a sua primeira vitória na CBSurf. Com a nota 6,33, Kemily totalizou 10,33 pontos, contra 9,40 da Silvana Lima, 7,26 da nova líder da Taça Brasil 2025, Julia Nicanor, e 5,73 da Juliana Meneguel, que entrou na lista das 4 surfistas que formarão a elite nacional da CBSurf em 2026.

     “Nossa, eu nem sei o que falar. Estou com um sentimento que não consigo nem definir com palavras”, disse Kemily Sampaio já com o seu primeiro troféu de campeã. “Primeiramente, quero agradecer a Deus. Sem Ele, nada disso seria possível e eu entreguei minha vida pessoal, meu esporte, minha vida profissional, 100% pra Ele. Ficou muito mais nítido que esse é o caminho. Eu passei um processo bem difícil na minha vida nestes últimos 3 anos e sinto que estou sendo honrada com a minha dedicação, resiliência. Quero até ler um versículo que sempre carrego comigo, Mateus 11:28 que diz: Vinde a mim, todos que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”.

Kemily em sintonioa com BF. Foto: Fabriciano Junior / CBSurf

     Com os 5.000 pontos da vitória no CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa, Kemily Sampaio saltou da 37.a para a 12.a posição no ranking da Taça Brasil 2025, que passou a ser liderado por outra paulista, Julia Nicanor. A disputa pelo primeiro lugar aconteceu na semifinal, quando Julia barrou a ex-líder Juliana dos Santos na bateria vencida por Silvana Lima. Na outra semifinal, Juliana Meneguel entrou na lista das 4 surfistas que a divisão de acesso classifica para a nova elite nacional da CBSurf em 2026.

KEMILY SAMPAIO COMEÇA NA FRENTE E CONFIRMA A VITÓRIA NO FINAL

     A surfista da Praia Grande, Kemily Sampaio, largou na frente na decisão do título, com nota 4,00 na primeira onda. Julia Nicanor, de São Vicente, começou com 4,83 e Silvana Lima assume a dianteira com duas notas 4,30 seguidas. O mar deu uma acalmada, depois Silvana foi aumentando a vantagem a cada onda. Kemily precisava de 5,30 para vencer e pega uma boa nos minutos finais, faz um grande arco e uma batida forte de frontside. Os juízes dão nota 6,33 e Kemily Sampaio festeja sua primeira vitória na CBSurf por 10,33 pontos. Silvana ficou em segundo com 9,40, Julia Nicanor em terceiro com 7,26 e Juliana Meneguel em quarto com 5,73 pontos.

     Emocionada, Kemily Sampaio fez agradecimentos importantes para ela no pódio: “Eu tive pessoas maravilhosas ao meu lado. Meu namorado (Douglas Silva) foi o fator principal pra mim, esteve comigo em todos os momentos, até quando me senti sozinha, ele tava comigo e estamos crescendo juntos. Quero agradecer meu pai por toda paciência e por ter me incentivado todos os dias e é isso, consegui. Quero agradecer também toda minha equipe, meus amigos, meus patrocinadores e apoiadores que acreditam em mim e todo mundo que tava na torcida”.

Wesley Dantas. Foto: Fabriciano Junior / CBSurf

ISRAEL JUNIOR VENCE DUELO DE CAMPEÕES BRASILEIROS NA DECISÃO DO TÍTULO

     Na decisão do título masculino, que fechou a terceira edição do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa no domingo, Israel Junior venceu um verdadeiro duelo de campeões brasileiros contra Weslley Dantas. O paulista de Ubatuba começou com tudo, voando nas esquerdas e massacrando as direitas. Na metade da bateria, ele já tinha feito o maior placar do campeonato, 13,50 pontos. Apesar do Pontal ser um pointbreak de direitas, Weslley Dantas apostou nas esquerdas mais curtas, mas formando rampas para voar. Foi assim nas outras duas baterias que disputou no domingo.

     No início, o cearense Cauet Frazão era quem mais o ameaçava, enquanto os dois locais de BF não entravam no jogo. Quando Israel Junior surfou sua primeira onda, Weslley completou um aéreo girando no ar, na onda que valeu 7,67. A grande surpresa do evento, Matheus Jhones com seus 12 anos de idade, não conseguiu repetir as atuações que o fez ficar na frente de 137 surfistas de 14 estados que participaram do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa. Já Israel Junior consegue uma direita para mostrar a força do seu backside e assumir o segundo lugar com nota 5,10.

     O campeão brasileiro de 2022, ficou precisando de 8,40 para vencer quando restavam 10 minutos para o término da grande final. Israel acha uma direita que forma mais parede e sai abrindo leques de água com grandes rasgadas, batidas verticais e vibra na finalização da onda. Os juízes dão nota 9,50 e ele assume a ponta com 14,83 pontos, os recordes do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa. Ninguém conseguiu ultrapassa-lo e Israel Junior, que ficou nas semifinais desse evento no ano passado, festejou a vitória inédita de um surfista de Baía Formosa em casa.

     “Quero agradecer a todos que estão comigo, ao Joca Junior (do Açaí do Joca) que é meu patrocinador principal, está comigo há mais de 8 anos, então essa vitória, ele sabe que é minha e dele também”, destacou Israel Junior sobre o campeão brasileiro de 1996, Joca Junior. “Quero agradecer também ao meu time, meu pai, minha mãe, que sempre acreditaram em mim desde pequeno, ao meu filmaker, ao Leo Berbet que me ajudou muito aqui, todos que estão aqui comigo e meus patrocinadores. Agora é comemorar e daqui a pouco voltar a trabalhar, porque o trabalho é de segunda a segunda”.

Matheus Jhones. Foto: Fabriciano Junior / CBSurf

CLASSIFICAÇÃO PARA A NOVA ELITE NACIONAL DA CBSURF EM 2026

     Os 5.000 pontos da vitória no CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa, levaram Israel Junior da quinta para a primeira posição na divisão de acesso do Campeonato Brasileiro de Surf. Mas o resultado não mudou nenhum nome entre os 8 primeiros colocados no ranking, que têm vaga garantida na nova elite nacional da CBSurf. Em 2026, será inaugurado um novo formato e 22 surfistas terão o privilégio de entrar na fase mais avançada das etapas, já com premiação mínima garantida e uma repescagem caso não vença sua primeira bateria.

     Este grupo dos top-22 será formado pelos 14 primeiros colocados no ranking do Dream Tour 2025 e por 8 indicados pela Taça Brasil deste ano também. No entanto, caso algum surfista esteja entre os 14 do Dream Tour, dispensa a vaga do ranking de acesso. É o caso do Marcos Correa (SP) em terceiro lugar na Taça Brasil e sexto no Dream Tour e do campeão brasileiro Douglas Silva (PE) e do Alex Ribeiro (SP), que também estão nas duas listas.

     Então, os 8 que estariam se classificando pela Taça Brasil, são o novo líder Israel Junior (RN), o Diego Aguiar (SP) em segundo no ranking, o Rafael Barbosa (RN) em sexto, Adauto Sena (RN) em sétimo, Yuri Gabryel (SC) em oitavo, Ryan Kainalo (SP) em nono, Luan Carvalho (SP) em décimo e o Murillo Coura (SP) em 11.o lugar no ranking das 4 etapas já disputadas. A mesma situação está acontecendo na categoria feminina, com duas surfistas aparecendo nas duas listas classificatórias.

     A nova elite das top-11 para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro da CBSurf em 2026, será formada pelas 7 primeiras colocadas no Dream Tour e 4 indicadas pela Taça Brasil. As cearenses Juliana dos Santos e Silvana Lima, ocupam a mesma segunda e terceira posição, respectivamente, nos dois rankings. Então, descartam a vaga da Taça Brasil, que classificaria a líder Julia Nicanor (SP), a Juliana Meneguel (SP) quarta colocada, a quinta Laiz Costa (CE) e a sexta Maria Autuori (SC). Mas, só agora foi completada a metade das 8 etapas da Taça Brasil 2025.

Foto: Fabriciano Junior / CBSurf

PRÓXIMAS ETAPAS DA SEGUNDA METADE DA TAÇA BRASIL 2025     As duas próximas vão estrear no calendário da divisão de acesso da CBSurf. A quinta etapa será a Taça Brasil 5000 de Búzios, nos dias 11 a 14 de setembro na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A sexta é na semana seguinte na “Reserva Nacional de Surf” de Regência, de 18 a 21 de setembro em Linhares, no Espírito Santo. Depois tem a “perna decisiva” no Sul do país. A penúltima etapa será a reedição da Taça Brasil 5000 de Torres, de 23 a 26 de outubro no Rio Grande do Sul. Depois, tem a estreia da “Reserva Mundial de Surf” com uma etapa de 10.000 pontos de 27 de outubro a 2 de novembro na Guarda do Embaú, em Palhoça, cidade da Grande Florianópolis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *